O que é a Terapia de Exposição?

Aprendendo tudo sobre a terapia de exposição

Aprendendo Sobre a Terapia de Exposição

As terapias baseadas na exposição refletir uma variedade de abordagens comportamentais que são todas baseadas na exposição dos indivíduos fóbicos aos estímulos que os assustam. De uma perspetiva comportamental, fobias específicas são mantidas por causa da evasão dos estímulos fóbicos para que o indivíduo não tenha a oportunidade de aprender que pode tolerar o medo, que o medo descerá por si mesmo sem evitar ou escapar, e que os seus temidos resultados muitas vezes não se realizam ou não são tão terríveis quanto imaginam.

A evasão pode ocorrer ou não entrando numa situação, ou entrando na situação, mas não a experimentando plenamente (por exemplo, por causa do consumo de álcool antes de tomar um voo para uma pessoa com fobia de voar). As terapias de exposição são assim concebidas para encorajar o indivíduo a entrar em situações temidas (seja na realidade ou através de exercícios imaginários) e a tentar permanecer nessas situações. A seleção de situações para tentar normalmente segue uma hierarquia de medo individualizada que começa com situações que são apenas levemente provocadoras de ansiedade e se desenvolve até os encontros mais temidos, embora em algumas formas de terapia de exposição (por exemplo, terapia de implosão), o indivíduo começa a ser exposto a um estímulo muito provocador de ansiedade ao invés de se desenvolver até aquele ponto mais gradualmente.



O que é a terapia de exposição?

A terapia da exposição é um tratamento psicológico que foi desenvolvido para ajudar as pessoas a enfrentar os seus medos. Quando as pessoas têm medo de algo, tendem a evitar os objetos, atividades ou situações temidas. Embora esta evasão possa ajudar a reduzir os sentimentos de medo a curto prazo, a longo prazo pode fazer com que o medo se torne ainda pior. Em tais situações, um psicólogo pode recomendar um programa de terapia de exposição, a fim de ajudar a quebrar o padrão de evasão e medo. Nesta forma de terapia, os psicólogos criam um ambiente seguro para “expor” os indivíduos às coisas que eles temem e evitam. A exposição aos objetos, atividades ou situações temidas num ambiente seguro ajuda a reduzir o medo e a diminuir a evasão.

 


História da Terapia da Exposição

A terapia da exposição teve origem no trabalho de behavioristas como Ivan Pavlov e John Watson no início dos anos 1900. As suas raízes remontam aos princípios do condicionamento clássico de Pavlov. Provavelmente o exemplo mais famoso de condicionamento clássico é a experiência canina de Pavlov, na qual ele treinou metodicamente um cão para salivar ao som de um sino.

Em 1924, a behaviorista Mary Cover Jones deslocou o campo para mais perto da terapia de exposição com os seus estudos sobre contra-condicionamento: o processo de mudar uma resposta não desejada e aprendida para uma resposta aprendida mais desejável. Cover Jones usou comida reconfortante e experiências agradáveis para “apagar” gradualmente o medo de coelhos de um rapazinho.

Anos mais tarde, em 1958, o behaviorista Joseph Wolpe desenvolveu a dessensibilização sistemática, uma técnica em que o treino de relaxamento, a hierarquia da ansiedade (listando os desencadeadores que produzem ansiedade da maior para a menor), e a exposição são utilizados para reduzir a sensibilidade a situações que ele ou ela teme. Mais tarde, nos anos 70, Stanley Rachman desenvolveu a exposição e a prevenção da resposta enquanto trabalhava com pessoas que viviam obsessões e compulsões. Neste método, as pessoas eram encorajadas a conjurar pensamentos obsessivos e depois a absterem-se de realizar compulsões ou comportamentos que reduzissem a ansiedade.

Nos últimos 30 anos, a terapia de exposição continuou a expandir-se e tanto a prevenção da exposição e da resposta como a dessensibilização sistemática ainda são utilizadas hoje em dia.

A terapia da exposição foi cientificamente demonstrada como sendo um tratamento ou componente de tratamento útil para uma série de problemas, incluindo:

  • Fobias
  • Desordem de pânico
  • Distúrbio de Ansiedade Social
  • Transtorno Obsessivo-Compulsivo
  • Stress Pós-Traumático
  • Transtorno de Ansiedade Generalizado (TAG)

Existem várias variações de terapia de exposição. O seu psicólogo pode ajudá-lo a determinar qual é a melhor estratégia para si. Estas incluem:

Exposição ao vivo: Enfrentar diretamente um objeto temido, situação ou atividade na vida real. Por exemplo, alguém com medo de cobras pode ser instruído a lidar com uma cobra, ou alguém com ansiedade social pode ser instruído a fazer um discurso em frente de uma audiência.
Exposição Imaginal: Imaginar vividamente o objeto, situação ou atividade temida. Por exemplo, alguém com Distúrbio de Stress Pós-Traumático poderia ser convidado a recordar e descrever a sua experiência traumática, a fim de reduzir os sentimentos de medo.
Exposição à realidade virtual: Em alguns casos, a tecnologia da realidade virtual pode ser utilizada quando a exposição in vivo não é prática. Por exemplo, alguém com medo de voar pode fazer um voo virtual no consultório do psicólogo, utilizando equipamento que fornece as vistas, sons e cheiros de um avião.
Exposição interceptiva: Trazendo deliberadamente sensações físicas que são inofensivas, mas temidas. Por exemplo, alguém com distúrbio de pânico pode ser instruído a correr no lugar para fazer o seu coração acelerar, e assim aprender que esta sensação não é perigosa.

A terapia da exposição também pode ser ritmada de diferentes maneiras. Estas incluem:

Exposição gradual: O psicólogo ajuda o cliente a construir uma hierarquia de medo de exposição, na qual objetos, atividades ou situações temidas são classificadas de acordo com a dificuldade. Começam com exposições moderada ou moderadamente difíceis, depois progridem para exposições mais difíceis.
Flooding: Usando a hierarquia do medo da exposição para começar a exposição com as tarefas mais difíceis.
Dessensibilização sistemática: Em alguns casos, a exposição pode ser combinada com exercícios de relaxamento para os fazer sentir mais manejáveis e para associar os objetos, atividades ou situações temidas ao relaxamento.

A terapia de exposição é pensada para ajudar de várias maneiras, incluindo:

Habituação: Com o tempo, as pessoas descobrem que as suas reações a objetos ou situações temidos diminuem.
Extinção: A exposição pode ajudar a enfraquecer associações previamente aprendidas entre objetos temidos, atividades ou situações e maus resultados.
Auto-eficácia: A exposição pode ajudar a mostrar ao cliente que ele é capaz de enfrentar os seus medos e pode gerir os sentimentos de ansiedade.
Processamento emocional: Durante a exposição, o cliente pode aprender a associar novas e mais realistas crenças sobre objetos, atividades ou situações temidas, e pode tornar-se mais confortável com a experiência do medo.


Técnicas de Terapia de Exposição Específica

Uma variedade de métodos terapêuticos pode ser usada para ajudar a pessoa a superar a sua ansiedade e medos. Aqui estão alguns dos métodos mais comuns.

Exposição Gradual

Durante este método, uma pessoa é exposta a uma situação ou evento temido, pequenos passos manejáveis. Em cada passo, o indivíduo aprende a controlar o seu medo. Uma vez que controla o medo em situações que causam ansiedade leve, a pessoa é exposta a situações mais intensas até que finalmente seja capaz de superar a ansiedade associada a objetos e situações que são muito temidas.

Desensibilização Sistemática

Este tipo de técnica terapêutica é semelhante à exposição graduada, na medida em que os indivíduos são lentamente expostos a situações temidas de uma forma gradual e sensata. No entanto, eles também aprendem métodos de treino de relaxamento para ajudar a combater o medo. Exemplos de treino de relaxamento incluem:

  1. Relaxamento muscular progressivo – Este método envolve a tensão e depois o relaxamento lento de várias partes do corpo. Isto ajuda a aprender a relaxar os músculos quando eles se tornam tensos.
  2. Respiração profunda – A prática da respiração profunda ajuda a despertar sentimentos de relaxamento. Concentrar-se na sua respiração também ajuda a reorientar os seus pensamentos para longe das coisas que causam ansiedade.
  3. Meditação – Muitos terapeutas usam a meditação da atenção que envolve afastar a atenção da sua mente do passado ou futuro e do presente. Isso funciona bem porque a maioria dos medos envolve pensamentos sobre algo ruim que pode acontecer no futuro.
  4. Imagens guiadas – Durante este tipo de treino de relaxamento, uma pessoa é guiada a relaxar através da visualização.

Durante a dessensibilização sistemática, uma pessoa usará qualquer um dos métodos de relaxamento acima em cada passo da exposição para lidar com a ansiedade que resulta de estar exposta a um estímulo temido.

Flooding

Esta técnica normalmente não é utilizada até que a ansiedade seja significativamente reduzida primeiro. Ela envolve “inundar” uma pessoa com os seus temidos estímulos de uma só vez. Este método é às vezes usado porque funciona muito mais rápido do que a dessensibilização sistemática. Embora a inundação possa ser traumática para a pessoa, ela pode ser útil se a ansiedade estiver interferindo significativamente na sua vida diária. O terapeuta ajudaria a pessoa a lidar com a ansiedade usando os mesmos métodos de relaxamento que são usados na dessensibilização sistemática.

Exposição prolongada

A exposição prolongada é frequentemente usada para tratar o transtorno de stress pós-traumático. A pessoa voltou a experienciar o evento de forma controlada e segura, lembrando-se dele e envolvendo-se com ele. Isto ajuda-a a lidar com os estímulos ou lembretes do trauma em vez de os evitar.


 

Qual é o objetivo da terapia de exposição?

O objetivo da terapia de exposição é ajudar as pessoas a enfrentar e superar os seus medos, expondo-as gradualmente às coisas que as deixam ansiosas ou assustadas. O raciocínio por trás disso é o seguinte: quando uma pessoa tem medo de algo, ela geralmente tenta evitá-lo, o que leva a consequências e continua a alimentar o seu medo.

Por exemplo, alguém com ansiedade pode ter medo de se socializar, por isso evita as pessoas e não tem amigos como resultado. Este exemplo ilustra como a prevenção do medo pode ser problemática. A terapia de exposição diz que, para levar uma vida saudável e gratificante, precisamos superar os nossos medos, não evitá-los.

 


 

Eficácia da Terapia de Exposição

Aqueles que começam o tratamento podem se perguntar o quão eficaz é a terapia de exposição. A eficácia da terapia de exposição é clara; o tratamento é uma modalidade de tratamento baseada em evidências para várias condições de saúde mental. Como em qualquer outra modalidade de tratamento, é importante que o provedor e o cliente trabalhem em colaboração e planeiem o curso do tratamento para um sucesso ideal.
Benefícios

A eficácia da terapia de exposição é baseada nos múltiplos benefícios que ela proporciona.

Quando alguém completou com sucesso o tratamento de terapia de exposição, há muitos resultados positivos, inclusive:

  • Sensibilidade reduzida a situações anteriormente angustiantes.
  • Diminuição do medo de associações com os estímulos
  • Aumento da capacidade de tolerar o medo
  • Reconhecendo o poder de superar desafios
  • Redução da ansiedade
  • Melhoria do funcionamento
  • Melhoria das competências sociais
  • Melhoria da estabilidade mental

 


 

Riscos

A terapia de exposição é uma modalidade de tratamento de baixo risco. A natureza planeada da terapia de exposição garante que tanto o terapeuta quanto o cliente estejam preparados para cada etapa do tratamento. Parte da preparação para a terapia de exposição é o estabelecimento de técnicas de base e habilidades de lidar com a situação.


Conclusao

A terapia de exposição pode ser uma opção de tratamento eficaz para uma série de fobias e distúrbios de ansiedade, incluindo TEPT, TOC e distúrbios de pânico. As pessoas trabalharão ao lado de um terapeuta para enfrentar os seus medos ou desencadeadores de ansiedade. Um terapeuta pode estimular os seus medos através da imaginação ou criar um cenário na vida real para a pessoa enfrentar.

A dessensibilização sistemática é uma abordagem semelhante, mas usa o relaxamento muscular junto com a exposição para reduzir as respostas físicas de ansiedade.As pessoas que querem tentar uma terapia de exposição devem procurar um psicólogo ou terapeuta com a experiência e conhecimentos adequados.


 

Referências

  1. Becker CB, Zayfert C, Anderson E. A survey of psychologists’ attitudes towards and utilization of exposure therapy for PTSD. Behav Res Ther. 2004;42:277-292.
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  4. Kassin, S. (1998). Psychology (2nd ed., pp. 657-660). Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.
  5. Rauch, S. A., Eftekhari, A., & Ruzek, J. I. (2012). Review of exposure therapy: a gold standard for PTSD treatment [Electronic version]. Journal of Rehabilitation Research and Development, 49(5), 679-688. doi:10.1682/JRRD.2011.08.0152
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