Nosofobia: (medo de Adoecer) Causas, Sintomas e Tratamentos

Aprenda tudo sobre nosofobia - O medo de adoecer

Tudo Sobre o Medo de Adoecer

O medo de adoecer ou de nosofobia é um medo atávico, tal como o medo da morte e da loucura. Sejamos honestos: quem não tem medo de contrair uma doença grave? Não temos todos medo de ficar loucos um dia? Não têm todos medo da morte?

Este artigo é sobre nosofobia: um medo irracional e intenso de adoecer. A particularidade desta condição é que o indivíduo não pensa que está doente neste momento.

É isto, na verdade, que a diferencia da hipocondria. Os hipocondríacos não têm medo de contrair uma doença no futuro. Os nosofóbicos, por outro lado, têm um medo mortal disso. Os hipocondríacos têm medo de sofrer de uma doença aguda no momento presente e não de ser diagnosticados com uma.



O que é Nosofobia?

A nosofobia é o medo irracional de ter uma doença específica. A origem da palavra nosofobia vem de “nosos” e fobos, que em grego significam doença e medo.

A nosofobia é o medo extremo ou irracional de desenvolver uma doença. Esta fobia específica é por vezes simplesmente conhecida como fobia à doença.

Esta fobia é mais comum entre os homens do que entre as mulheres. Em geral, os nosofóbicos têm medo de contrair doenças específicas – nomeadamente infeções sexualmente transmissíveis (DST), cancro, doenças cardiovasculares, EM (esclerose múltipla).

 


Fatores de risco

  • Exposição a elevados níveis de cobertura mediática sobre as doenças e os riscos de contração de doenças
  • Tendo sofrido problemas de saúde traumáticos no passado
  • Exposição repetida a pessoas com doenças graves

A nosofobia é um tipo de fobia específica e parece ser mais comum entre estudantes e investigadores que passam muito tempo a ler sobre doenças específicas. Estas condições são frequentemente designadas por “doença dos estudantes de medicina”.

 


Causas

Vários fatores podem contribuir para a nosofobia e, em muitos casos, não existe uma causa subjacente clara.
Se alguém próximo de si tem uma doença grave e tem complicações, pode recear que o mesmo lhe possa acontecer. Isto é especialmente verdade se estiver a tomar conta dessa pessoa.

Viver através de um surto de doença também pode contribuir para a nosofobia. Nestes casos, pode ser inundado por imagens de notícias sobre a doença ou ouvir constantemente falar dela por amigos, ou colegas de trabalho.

Nos últimos anos, os peritos têm sugerido que o acesso fácil à informação sobre saúde na Internet também pode ter um papel importante. Pode encontrar uma lista pormenorizada de sintomas e complicações associados a praticamente todas as doenças em linha.
Também pode ser mais provável que desenvolva nosofobia se já tiver ansiedade ou um historial familiar dela.

 


Sintomas

As fobias devem ser levadas a sério. Se não lhes for dada a devida atenção e tratamento, podem começar a limitar a vida dos que sofrem. Em alguns casos até ao grau de extrema ansiedade e depressão. Saber gerir os pensamentos e a ansiedade não só ajudará uma pessoa a viver ou a superar o medo de ficar doente. Mas também conseguirá viver todas as fobias em geral.
O principal sintoma da nosofobia é o medo e a ansiedade significativos em torno do desenvolvimento de uma doença, geralmente bem conhecida e potencialmente fatal, como o cancro, as doenças cardíacas ou o VIH.

Esta preocupação tende a persistir mesmo depois de os prestadores de cuidados de saúde o examinarem. Pode sentir a necessidade de consultar o seu médico frequentemente para exames ou testes, mesmo que já lhe tenham dado um atestado de saúde limpo.

Sintomas Físicos

Os Nosofobicos têm frequentemente ataques de pânico. Estes ataques de pânico podem ser extremamente assustadores e angustiantes para a pessoa que os sofre. Estes sintomas acontecem na maioria das vezes de forma repentina e sem quaisquer sinais ou avisos prévios. Por mais avassaladores que sejam os sentimentos de ansiedade, um ataque de pânico pode causar sintomas físicos reais, tais como, mas não limitados aos que se encontram abaixo:

  • suor
  • tremores
  • calafrios
  • falta de ar ou dificuldade em respirar
  • uma sensação de asfixia
  • batimento cardíaco rápido (taquicardia)
  • dor ou aperto no peito
  • náusea
  • dores de cabeça e tonturas
  • sensação de desmaio
  • dormência ou pinos e agulhas
  • boca seca
  • a necessidade de ir à casa de banho
  • zumbido nos seus ouvidos
  • confusão ou desorientação
  • hiperventilação
  • aperto no peito/dores no peito e dificuldade em respirar
  • aumento da pressão sanguínea

Sintomas Psicológicos

Em alguns casos muito graves, uma pessoa que sofre um ataque de pânico provocado por nosofobia ou nosemafobia. Normalmente quando exposta aos seus desencadeadores, como por exemplo adoecer.

Pode ter um/ou vários dos seguintes sintomas:

  • medo de perder o controlo
  • medo de desmaiar
  • sentimentos de pavor
  • medo de morrer
  • medo de danos ou doenças
  • culpa, vergonha, auto-culpa
  • Retirada de terceiros
  • Sentir-se triste ou sem esperança
  • Sentir-se desconectado
  • Confusão, dificuldade de concentração
  • Raiva, irritabilidade, alterações de humor
  • ansiedade e medo
  • Nervosismo exagerado antes de qualquer sintoma físico menor
  • Medidas extremas para evitar o contacto com germes
  • Visitas frequentes e repetidas a diferentes médicos, embora estes também os evitem
  • Medo intenso de ter um médico a confirmar que sofrem da temida doença

Em alguns casos muito especiais, pode haver pessoas com fobias entrelaçadas. Ou o que pode ser chamado de fobias complexas. Estas podem muitas vezes ter um efeito prejudicial na vida quotidiana e no bem-estar mental de uma pessoa. Porque podem limitar de tal forma a vida de algumas pessoas que se tornam incapazes de levar uma vida pessoal e social normal. Daí desencadear uma reação em cadeia dos sintomas acima mencionados e, por último, uma depressão.

As preocupações de saúde podem ser questões dominantes que se manifestam a um nível cognitivo (ruminações frequentes sobre a saúde). Existem também sintomas emocionais frequentes, tais como ansiedade ou humor disfórico devido a medo intenso e sintomas comportamentais, tais como consultas médicas injustificadas.

A nosofobia também implica evitar. Talvez não queira saber absolutamente nada sobre a doença. Ouvir falar dela nas notícias ou de outras pessoas pode desencadear angústia. Ou pode evitar transportes públicos, ou espaços, tais como mercearias.
Se tiver um histórico familiar de uma determinada doença, pode fazer tudo o que estiver ao seu alcance para evitar todos os potenciais fatores de risco.

Por outro lado, algumas pessoas com nosofobia preferem aprender o máximo que podem sobre certas doenças. Podem passar horas a ler sobre a doença ou a acompanhar as notícias para obterem histórias sobre potenciais surtos.

 


Tratamentos

É comumente sugerido que os nosófobicos se envolvam em hipnoterapia para relativizar a sua relação com a doença e dar a si próprios a capacidade de levar uma vida mais feliz. Como a nosofobia causa um estado de stress quase permanente, técnicas como a sofrologia podem ser úteis – ou mesmo práticas meditativas, como o yoga e o Tai Chi.

Terapia de exposição

Esta abordagem expõe-o ao que teme no ambiente seguro da terapia. O seu terapeuta vai começar por o ajudar a desenvolver ferramentas para lidar com a ansiedade e angústia que surge quando pensa numa doença, como a meditação ou técnicas de relaxamento.
Eventualmente, passará a enfrentar alguns desses medos, usando as ferramentas que aprendeu para ajudar a gerir a sua ansiedade.

Esta exposição pode envolver ver notícias sobre surtos de doenças, ler sobre diferentes doenças, ou passar tempo com pessoas com a doença, se não for contagiosa.

Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

Esta é uma das terapias populares que envolve a descoberta de fatores de medo específicos e a criação de auto confiança. Geralmente, o psiquiatra muda a perceção das doenças do paciente, reforçando a sua capacidade de conquistar os seus pensamentos irracionais. São ensinadas técnicas eficazes para recuperar o controlo emocional e travar as respostas de pânico. Este tipo de terapia dá primordial importância à colaboração na obtenção de regulamentações cognitivas, comportamentais e emocionais.

Dessensibilização Sistemática

Joseph Wolpe introduziu a dessensibilização sistemática em 1958. Isto implica técnicas de relaxamento num ambiente controlado. Os procedimentos gerais de Wolpe envolvem a especificação do nível de ansiedade do indivíduo, a realização de exercícios respiratórios e a visualização de estímulos ameaçadores. O objetivo é ajudar o cliente a enfrentar a verdadeira fonte do seu medo com muito mais autoconfiança.

Medicamentos

Benzodiazepinas e outros medicamentos anti ansiedade, bem como beta-bloqueadores e antidepressivos podem ser prescritos para facilitar o tratamento de várias fobias e outras perturbações da ansiedade. Estes tipos de medicamentos podem ajudar a equilibrar os neurotransmissores, o que pode diminuir os ataques de pânico, bem como ajudar a facilitar as técnicas de resposta.
A medicação nunca deve ser tomada sem primeiro pedir a um médico. Em geral a medicação não é recomendada para ultrapassar as fobias. As terapias têm resultado ser uma forma definitiva de superar os medos. No entanto, alguns tipos de medicamentos são prescritos como soluções a curto prazo para os efeitos secundários das fobias. Que incluem ansiedade ou depressão. Existem três tipos gerais de medicamentos recomendados para o tratamento de ansiedades.

  • Antidepressivos
  • Tranquilizantes
  • Beta-bloqueadores

Psicanálise

Terapias Psicodinâmicas como a Psicanálise são fundamentalmente diferentes das abordagens cognitivas, pois consideram que os eventos e influências vividos nas primeiras vidas formativas da pessoa podem causar, ou pelo menos “pré-dispor”, uma pessoa a sofrer de uma forma específica na vida posterior.

O objetivo da terapia psicodinâmica é ajudar uma pessoa a explorar, compreender e resolver estas questões causais seguindo a doutrina de “causa e efeito”. Nestes tipos de terapia, a relação entre o terapeuta e o cliente é considerada como um fator importante na solução dos problemas.


Em que é que difere da hipocondria?

A nosofobia é frequentemente confundida com a hipocondria, que é agora conhecida como distúrbio de ansiedade da doença. Enquanto a nosofobia envolve o medo de desenvolver uma doença específica, a perturbação de ansiedade da doença envolve preocupações mais gerais com a doença.
Alguém com transtorno de ansiedade da doença pode recear que sintomas menores, como uma dor de garganta ou de cabeça, sejam um sinal de algo grave. Alguém com nosofobia pode não ter quaisquer sintomas físicos mas recear que tenha (ou venha a ter) uma condição médica específica e grave.

Por exemplo, alguém com distúrbio de ansiedade da doença pode recear que a sua dor de cabeça seja um sintoma de um tumor cerebral. Alguém com nosofobia pode estar constantemente preocupado em desenvolver um tumor cerebral, mesmo que não tenha quaisquer sintomas.

As pessoas com transtorno de ansiedade por doença também têm mais probabilidades de chegar a pessoas queridas ou a prestadores de cuidados de saúde para se tranquilizarem. Alguém com nosofobia pode ter mais probabilidades de evitar pensar na sua saúde ou na doença subjacente que lhe preocupa, embora nem sempre seja esse o caso.

 


Comportamentos associados à nosofobia

O que faz a diferença entre nosofobia e hipocondria é a especificidade das doenças temidas pelos nosófobicos. Embora se possa dizer que as diferenças entre os dois são mínimas, há algumas distinções fundamentais que distinguem a nosofobia. Por exemplo, a nosofobia está profundamente associada à nosocomefobia, ou ao medo dos hospitais.


Possíveis fontes de nosofobia

Estudos demonstraram que muitos nosófobicos cuidavam de um progenitor ou parente doente durante a infância. Estes nosófobos estabelecem uma ligação mórbida entre as doenças dos seus pais e a morte durante a infância. Além disso, a fixação feita em doenças específicas está frequentemente relacionada com as doenças sentidas pelo seu ente querido.

 


Consequências Físicas, Psíquicas e Comportamentais

Naturalmente, os nosófobos tentarão evitar tudo o que possa conduzir a doenças. Eles prestarão obsessivamente atenção à sua dieta e recusar-se-ão a estar na presença de fumadores. São também suscetíveis de estar obcecados com a poluição, a radioatividade e as ondas eletromagnéticas. Geralmente, os seus estilos de vida são guiados pelo desejo de viverem num mundo higienizado e seguro.

Os armários de medicamentos dos nosofóbicos estão sempre bem abastecidos e incluem medicamentos e remédios de todos os tipos (alopatia, homeopatia, fitoterapia, etc.). São fascinados pelas profissões médicas e paramédicas, ao ponto de acreditarem que têm as respostas para todas as doenças concebíveis.

 


Ansiedade acerca de ficar doente

A nosofobia é muitas vezes classificada como um transtorno de sintoma somático. No entanto, em alguns casos, o melhor é diagnosticá-la como um transtorno de ansiedade da doença.
Níveis de ansiedade elevados acompanham geralmente a ideia de contrair uma doença. A maioria das doenças tende a alarmar as pessoas com nosofobia. Isto acontece quando ouvem que alguém ficou doente ou quando leem notícias relacionadas com a saúde.

Quando os nosofóbicos notam um sintoma físico, os seus níveis de ansiedade ultrajantes fazem-nos adiar a ida ao médico para fazer o teste. Os nosofóbicos têm um medo tão intenso de sofrer de uma doença que evitam qualquer circunstância que a possa confirmar. Preferem simplesmente fechar os olhos e viver na incerteza.

 


Auto ajuda com a nosofobia

Uma das melhores formas de superar qualquer dificuldade ou estar preparado, se alguma surgir na vida, é cuidar bem de si mesmo. Ser capaz de saber como se ajudar a si mesmo é vital não só para poder controlar o medo de adoecer, mas também outras fobias e ansiedades antes que elas se tornem mais graves.

Enfrente o seu medo se puder

Se evitar sempre situações que o assustam, poderá deixar de fazer as coisas que quer ou precisa de fazer. Não será capaz de testar se a situação é sempre tão má como espera, por isso perde a oportunidade de descobrir como gerir os seus medos e reduzir a sua ansiedade. Os problemas de ansiedade tendem a aumentar se você entrar neste padrão. Expor-se aos seus medos pode ser uma forma eficaz de superar essa ansiedade.

Conheça-se a si próprio

Tente aprender mais sobre o seu medo ou ansiedade. Mantenha um diário de ansiedade ou registo de pensamentos para anotar quando acontece e o que acontece. Pode tentar estabelecer objetivos pequenos e realizáveis para enfrentar os seus medos. Você pode levar consigo uma lista de coisas que ajudam em momentos em que é provável que você se torne assustado ou ansioso. Esta pode ser uma forma eficaz de lidar com as crenças subjacentes que estão por detrás da sua ansiedade.

Tente aprender mais sobre o seu medo ou ansiedade. Mantenha um registo de quando isso acontece e o que acontece.

Exercício

Aumente a quantidade de exercício que faz. O exercício requer alguma concentração, o que pode tirar a sua mente do medo e da ansiedade.

Relaxe

A aprendizagem de técnicas de relaxamento pode ajudá-lo com os sentimentos mentais e físicos de medo. Pode ajudar apenas a baixar os ombros e a respirar profundamente. Ou imagine-se num lugar relaxante. Pode também tentar aprender coisas como yoga, meditação, massagem ou ouvir os podcasts de bem-estar.

Alimentação saudável

Coma muita fruta e legumes, e tente evitar açúcar em excesso. A ingestão de açúcar no sangue pode dar-lhe sentimentos de ansiedade. Tente evitar beber demasiado chá e café, pois a cafeína pode aumentar os níveis de ansiedade.

Evitar o álcool, ou beber com moderação

É muito comum que as pessoas bebam quando se sentem nervosas. Algumas pessoas chamam ao álcool “coragem holandesa”, mas os efeitos secundários do álcool podem fazer-nos sentir ainda mais receosos ou ansiosos.

Terapias complementares

Algumas pessoas descobrem que terapias ou exercícios complementares, tais como técnicas de relaxamento, meditação, yoga ou tai chi, as ajudam a lidar com a sua ansiedade.

Fé/espiritualidade

Se você é religioso ou espiritual, isto pode dar-lhe uma forma de se sentir ligado a algo maior do que você mesmo. A fé pode proporcionar uma forma de lidar com o stress do dia a dia, e frequentar a igreja e outros grupos religiosos pode ligá-lo a uma valiosa rede de apoio.


 

Referências

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      6. MIEDO, DE. “Fobias.” (1997).
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