Antrofobia: (Medo de Pessoas) Causas, Sintomas e Tratamentos

tudo sobre antropofobia

Tudo Sobre a Antrofobia

A antropofobia, ou o medo das pessoas, é uma fobia geralmente mal compreendida. Assemelha-se frequentemente a fobia social, mas não é precisamente o mesmo medo. Dependendo da gravidade, a antrofobia pode causar uma reação fóbica mesmo quando na companhia de apenas uma outra pessoa.

Em casos extremos, as pessoas com antropofobia podem retirar-se completamente, comunicando com outras apenas através de meios digitais, como o correio eletrónico ou mensagens de texto.

Na Antropofobia, o indivíduo pode até temer amigos e parentes próximos e percebê-los como sendo tão ameaçadores quanto um estranho.
A pessoa com o medo extremo das pessoas compreende que o seu medo é ilógico. Apesar disso, deixaram a fobia afetar a sua vida quotidiana, a sua educação ou a sua profissão. Organizam estas atividades de modo a que haja uma interação mínima com as pessoas.



O que é antrofobia?

A antropofobia é o medo “extremo, irracional e injustificado” das pessoas ou da sociedade. É uma desordem que é frequentemente mal compreendida com outras fobias sociais. A principal diferença entre as duas é que: na Antrofobia, o indivíduo teme as pessoas na maioria ou em todas as situações, em vez de, por exemplo, temer apenas as pessoas durante o discurso público ou quando se alimentam antes dos outros, como é o caso das fobias sociais. Assim, a diferença entre a fobia social e o medo extremo das pessoas é subtil, pelo que o diagnóstico é muitas vezes difícil.

 


Causas

Como todas as fobias, as experiências anteriores podem aumentar o risco de desenvolvimento da antrofobia.

Se alguém foi vítima de um crime violento ou sofreu abusos psicológicos, ou emocionais, ou assédio moral, pode correr um risco acrescido de desenvolver medo das pessoas, também conhecido como antrofobia. Outras condições neurológicas ou de saúde mental podem também aumentar o seu risco.

Por exemplo, as pessoas do espectro do autismo exprimem frequentemente uma forte preferência por estarem sós. Se esta tendência não for tratada com um equilíbrio delicado de solidão e formação de competências sociais, poderá desenvolver-se o medo das pessoas. As pessoas com perturbações que causam paranóia, como a esquizofrenia ou a doença bipolar, podem também correr um risco acrescido de desenvolver esta fobia.

Para muitas pessoas, porém, não há uma causa clara. A antropofobia pode desenvolver-se a qualquer momento. Felizmente, não é necessário descobrir a causa para tratar a fobia.

Nem sempre é claro o que causa uma fobia. Pode depender da pessoa e das experiências passadas.

Por vezes não há qualquer causa clara. Os fatores possíveis incluem:

  • acontecimentos negativos ou experiências com uma determinada coisa, ou pessoa
  • genética
  • ambiente
  • comportamentos aprendidos
  • alterações no funcionamento do cérebro

 


Sintomas

A antropofobia causa tipicamente sintomas semelhantes aos de qualquer outra fobia. Quando passa tempo com outros, pode começar a suar e a tremer. Pode ficar vermelho e ter dificuldade em respirar normalmente. Você pode sentir que o seu pulso está acelerado. Pode não conseguir falar, ou mesmo formular pensamentos coerentes. É provável que venha a experimentar uma forte luta ou uma resposta de voo, na qual sente uma necessidade premente de fugir. Além disso, poderá recear que outros o estejam a julgar por tudo, desde o seu estilo de vestir até à sua escolha de palavras. Pode não conseguir estabelecer contacto visual mesmo com amigos de confiança.

A antropofobia também provoca frequentemente ansiedade antecipatória. Nos dias que antecedem um encontro com outros, poderá ter dificuldade em dormir. Pode sentir-se angústia física, como problemas de estômago ou dores de cabeça ao pensar no próximo evento. Poderá ser tentado a cancelar ou simplesmente não aparecer.

Quando não tratada, a antropofobia agrava-se frequentemente com o tempo. Aquilo que começa como um medo relativamente menor de estar rodeado de estranhos pode escalar para incluir qualquer grupo de pessoas, mesmo amigos próximos, e acabar por incluir encontros um-a-um. Algumas pessoas com grave antropofobia abandonam o trabalho ou a escola e evitam ativamente ver alguém.

Os sintomas de Antropofobia são muito semelhantes a outras fobias específicas e incluirão frequentemente:

  • Sentimentos de Pânico, Pavor ou Terror
  • Incapacidade de Relaxar
  • Um Sentido de Pavor Iminente
  • Concentração nos problemas
  • Ser temperado rapidamente
  • Sentimentos de vertigem
  • Dificuldades de motivação
  • Sensações de picada como alfinetes e agulhas
  • Palpitações
  • Dores e Dores
  • Músculos fatigados
  • Boca seca e pegajosa
  • Suando excessivamente
  • Sem fôlego
  • Enxaquecas e dores de cabeça
  • Má Qualidade do Sono

 


Tratamentos

Como todas as fobias, a antrofobia responde bem a uma variedade de métodos de tratamento diferentes. Quando apanhado numa fase precoce, o tratamento pode envolver apenas algumas breves sessões de terapia durante as quais aprende a substituir os seus pensamentos medrosos por outros mais positivos. O treino comportamental, como a dessensibilização sistemática, na qual se está gradualmente exposto a estímulos mais fortes, é frequentemente utilizado.

Não há um tratamento específico para a antrofobia. No entanto, existem tratamentos para fobias e distúrbios de ansiedade. O tratamento específico pode variar em função da fobia específica, do indivíduo e da gravidade da fobia. Os tipos comuns de tratamento incluem diferentes tipos de terapia, treino de relaxamento e medicação.

A terapia pode ser útil para fobias, especialmente quando usada com outros tratamentos. Para além da terapia da fala tradicional, as terapias normalmente utilizadas para fobias e distúrbios de ansiedade são a terapia de exposição e a terapia cognitiva.

A terapia de exposição expõe repetidamente, por vezes gradualmente, um indivíduo a um objeto ou situação temida. Isto é feito até que a reacção ao medo deixe de ocorrer. Pode ser feito através da exposição imaginária (imaginação) ou da exposição ao vivo (vida real).

A terapia cognitiva envolve identificar pensamentos ansiosos ou temerosos e depois substituí-los por pensamentos mais racionais.

A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) tende a considerar os sintomas da Antrofobia como muito existentes no momento presente e a considerar que as experiências passadas do doente devem, em grande parte, ser desconsideradas como tendo pouco papel no problema de hoje. Estes tipos de terapia colocam uma baixa ênfase nos processos dinâmicos que existem entre o Terapeuta e o Cliente e vêem a própria metodologia como a principal solução.

O treino de relaxamento pode ser útil para indivíduos com ansiedade, especialmente para aqueles com fobias específicas. Isto pode incluir:

  • imagens guiadas
  • exercícios respiratórios
  • hipnose
  • exercício

Este tratamento pode ajudar tanto nas reações físicas como emocionais às fobias. Pode também ajudar o indivíduo a desenvolver competências para mudar ou reorientar a reação ao stress.

A medicação pode ser uma opção para indivíduos que vivem com ansiedade ou com uma fobia específica. Por exemplo, se alguém tem medo de voar ou de falar em público, os medicamentos anti ansiedade ou um beta-bloqueador podem ser úteis.

A medicação pode não ser apropriada – ou segura – para todos. Falar com o seu médico é especialmente importante quando se trata de procurar tratamento para a sua fobia.

Se a antrofobia é extrema, a terapia pode demorar mais tempo. Poderá ter de passar várias sessões a aprender a tolerar a partilha de espaço com o terapeuta antes de poder progredir. No entanto, com persistência e trabalho árduo, é possível superar até mesmo o medo mais extremo das pessoas.

Ao abordar um distúrbio de saúde mental como a antropofobia – especialmente quando ocorre em conjunto com o abuso ou dependência de substâncias – é importante escolher um programa de tratamento que ofereça cuidados abrangentes e personalizados. Porquê? Porque as lutas de recuperação de cada pessoa serão diferentes e exigirão diferentes tipos e níveis de apoio médico, psiquiátrico e psicoterapêutico para vencer os sintomas de ambas as perturbações.


Antropofobia ou Misantropia?

Embora ambos os termos estejam frequentemente associados, existe uma diferença significativa entre antropofobia e misantropia. Esta última é frequentemente uma posição moral e quase filosófica de ódio ou desconfiança em relação à humanidade. Por conseguinte, não se pode referir à misantropia como uma fobia no sentido estrito do termo.


Fobias e Abuso de Drogas

A elevada intensidade da ansiedade associada a fobias como a antropofobia pode frequentemente levar os pacientes a procurar alívio através do uso de drogas e álcool. Alguns são receitados medicamentos sedativos para acalmar os sintomas de ansiedade de acordo com as necessidades, no entanto, em caso de pânico, alguns pacientes podem tomar mais do que o recomendado.

Outros recorrem ao álcool e/ou à marijuana, numa tentativa de relaxar antes de entrarem numa situação que lhes cause ansiedade. Infelizmente, a toxicodependência, seja de que tipo for, pode agravar ainda mais a ansiedade em situações sociais.

Além disso, pode criar uma bateria de novos problemas, inclusive:

  • O desenvolvimento do vício
  • Risco de overdose
  • Risco de acidente enquanto sob a influência
  • Situações de emergência médica aguda
  • Problemas de saúde crónicos

Há uma série de questões sociais que também se podem desenvolver como resultado do abuso de drogas. Muitos dos que já lutam com relações interpessoais podem ficar completamente paralisados pelo isolamento que frequentemente acompanha o abuso de drogas e álcool, e as dificuldades em manter o trabalho devido à antrofobia só serão exacerbadas pelo abuso de substâncias e pela toxicodependência.

 


Medo de Interacção Pessoal e Espontânea

Para os doentes antropófobicos, a familiaridade e o contexto têm pouco impacto na sua capacidade de interagir com os outros. Mesmo familiares carinhosos podem causar os mesmos sintomas de ansiedade e medo no paciente que estranhos totais.
Da mesma forma, embora aqueles que lutam com fobia social se sintam confortáveis em situações em que podem ser anónimos, os doentes que vivem com antrofobia sentir-se-ão igualmente inseguros, quer estejam a falar com uma audiência ou a ficar no fundo da sala, no escuro.


Possíveis Fontes de Medo das Pessoas

A antropofobia é comum entre os adolescentes. Entre os 13 e 18 anos, não é raro encontrar adolescentes extremamente introvertidos e para os quais o contacto social é uma provação intransponível. Isto pode afetar seriamente o desempenho académico se o antropófobico hesitar em assistir às aulas ou em estar em contacto com outros alunos. Outras fontes de antrofobia podem ser situações traumáticas vividas na infância, que resultam em fortes sentimentos de humilhação por parte de um grupo específico.

 


Porque é que um medo das pessoas não é o mesmo que uma fobia social

A fobia social é um diagnóstico que engloba uma vasta gama de medos sociais. Algumas pessoas receiam apenas situações específicas, como falar em público ou comer em frente das pessoas. Outros têm medo de praticamente todas as situações sociais. No entanto, na fobia social, o foco do medo é a situação social.

Na antropofobia, o medo é literalmente de outras pessoas, independentemente da situação em que se encontrem. Os familiares que são conhecidos por serem amáveis e carinhosos são vistos como o mesmo nível de ameaça que os estranhos num autocarro cheio de gente. Enquanto os que têm fobia social geralmente sentem um pouco menos medo em situações que os fazem sentir-se anónimos, os que têm antropofobia podem sentir-se igualmente desconfortáveis, quer estejam no palco ou na fila de trás de um teatro cheio de gente.

As diferenças são subtis e o diagnóstico adequado é complicado. Por conseguinte, é importante procurar assistência profissional com qualquer receio que envolva outras pessoas.

 


Dicas de como gerir a Antrofobia

Viver com antropofobia ou com uma condição que inclua esta fobia pode ser um desafio. Mas há coisas que se podem fazer para aliviar os sintomas.

Não tem de lidar sozinho com a sua fobia. Fale com o seu médico ou com um conselheiro. Eles podem ajudar no tratamento e prestar apoio. Um amigo ou familiar de confiança também pode ser útil, embora não seja um substituto para a ajuda profissional.
Um estilo de vida saudável pode ajudá-lo a sentir-se melhor de uma forma geral. Isto pode até ajudar a aliviar alguns sintomas de ansiedade associados a fobias.

A desidratação pode afetar o humor, por isso beba muita água e vigie a sua ingestão de álcool. Embora inicialmente o álcool possa ter um efeito calmante, pode perturbar o sono, deixando-o sem sono.
A cafeína pode contribuir para uma sensação de nervosismo e ansiedade. Algumas pessoas poderão considerar útil limitar o consumo.

Outros aspetos que podem ajudar, entre outros:

  • dormir o suficiente
  • exercitar-se regularmente, mesmo que seja apenas um passeio diário
  • evitar o isolamento social

Investigue acerca de perturbações de ansiedade e fobias. Garantir que se está a experimentar antropofobia, e não uma condição semelhante, é fundamental para encontrar um tratamento que funcione bem. É normal passar algum tempo quando não se tem vontade de estar perto de outras pessoas. Se achar que o seu sentimento é mais medroso ou que está a afetar o seu trabalho, a sua escola ou a sua vida social, isso é motivo de preocupação. Comece por pesquisar e ler sobre distúrbios de ansiedade e fobias para ver onde sente os seus sintomas.

  • Repare nas diferenças entre fobias sociais ou ansiedade social e antropofobia
  • Diferenciar entre outras fobias, como a agorafobia, e a antrofobia
  • Leia sobre as diferenças entre pensamentos obsessivos e uma fobia

 


Como Lidar com ansiedade antecipatória

Com a antropofobia, pode sentir medo ou ansiedade que leva a passar tempo com os outros, o que é geralmente referido como ansiedade antecipatória. Os sintomas de ansiedade antecipatória podem incluir problemas para dormir, problemas de estômago ou dores de cabeça. Pode também incluir a exortação para cancelar os seus planos ou o desejo de não aparecer.

1.Respire fundo. Coloque 1 mão sobre o estômago e 1 mão sobre o peito. Inspire profundamente, tentando estender a mão no estômago.

2. Respirar profundamente do seu estômago inicia a resposta calmante do seu corpo.

3. Faça o que quer que o relaxe, como ouvir música ou tomar um longo banho, ou duche.

4. Seja gentil consigo mesmo. Pode ser fácil cair em cima de si próprio por cancelar planos ou por ser incapaz de fazer algo devido ao seu medo. Trabalhar através dele leva tempo. Tente repetir frases reconfortantes para si próprio, como “Estou a trabalhar nisto”. Vai ficar melhor” ou “Isto é apenas temporário. Eu vou vencer isto”.

5. Aderir a um grupo de auto ajuda ou de apoio. Um grupo de auto ajuda ou de apoio pode ajudá-lo a lidar com a sua condição e aprender o que funciona para outras pessoas para que você mesmo possa experimentá-la. Se tiver dificuldade em encontrar um grupo que se encontre pessoalmente, tente ir à Internet para encontrar um.

6.Se for à Internet, lembre-se de ter cuidado com qualquer conselho que receba, mesmo que a pessoa alegue ser um profissional. É fácil e comum perder-se na Internet. Tente falar com um amigo de confiança.

7. Escreva sobre a sua experiência. Manter um registo escrito dos seus sintomas, das situações em que se sente ansioso e do seu nível de medo ou ansiedade irá ajudar. Escrevê-lo pode ajudá-lo a organizar os seus pensamentos e processos através de algumas das emoções. Também pode ajudar a ter esta informação quando se dirige ao seu profissional de saúde para tratamento.

Tantas vezes quanto se sentir confortável, faça um diário ou escreva a seguinte informação:

  • Data e hora da entrada no diário, evento e qualquer outra hora importante.
  • Ansiedade antecipada, ou a ansiedade que se sente que conduz à interação social.
  • Sintomas que experimenta antes, durante e depois.
  • O tempo que demorou a relaxar depois.
  • Qualquer coisa que possa fazer para se ajudar a sentir melhor.

 

Referências

      1. National Institute for Health and Clinical Excellence: Guidance. Social Anxiety Disorder: Recognition, Assessment and Treatment. Leicester (UK): British Psychological Society;
      2. Stein, MD, Murray B.; Gorman, MD, Jack M. (2001). “Unmasking social anxiety disorder” (PDF). Journal of Psychiatry & Neuroscience.
      3. Rapee, Ronald M; Heimberg, Richard G (1997). “A cognitive-behavioral model of anxiety in social phobia”. Behaviour Research and Therapy.
      4. Westenberg, HG. (Jul 1999). “Facing the challenge of social anxiety disorder”. Eur Neuropsychopharmacol.
      5. Weiller, E.; Bisserbe, J. C.; Boyer, P.; Lepine, J. P.; Lecrubier, Y. (1996). “Social phobia in general health care: An unrecognised undertreated disabling disorder”. The British Journal of Psychiatry.
      6. Isaac Meyer Marks, Fears, Phobias and Rituals: Panic, Anxiety, and Their Disorders
      7. «Anthropophobia – Fear of individuals or society».
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