As Vantagens e Desvantagens Das Telecomunicações

telecomunicações vantagens e desvantagens

As Vantagens e Desvantagens das Telecomunicações

Os avanços nas tecnologias de telecomunicações tiveram um grande impacto na forma como as pessoas interagem umas com as outras a nível global. Agora, os indivíduos e as empresas podem comunicar facilmente através de chamadas de voz, videochamadas e aplicações de partilha de dados.

As empresas têm aproveitado particularmente os sistemas de teleconferência, videoconferência e videochamada para orientar a colaboração entre os colaboradores. Ao adotarem um sistema sofisticado de telecomunicações, muitas empresas conseguiram melhorar a produtividade, melhorar o serviço ao cliente e aumentar o crescimento.

No entanto, a tecnologia de telecomunicações vem com uma quota parte justa dos seus próprios desafios. Desde os elevados custos de aquisição de equipamentos de telecomunicações, passando pelas avarias dos sistemas, até aos problemas de latência, existem muitos problemas associados à adoção destes sistemas. Neste artigo, vamos analisar as vantagens e desvantagens das telecomunicações e a forma como cada uma delas afeta as operações comerciais.

 



 

Definição de Telecomunicações

A definição de telecomunicações é bastante ampla. As telecomunicações envolvem a transmissão de informação a longas distâncias, muitas vezes, mas nem sempre, através da utilização de ajudas eletrónicas. Geralmente, qualquer comunicação assistida em que exista um remetente e um recetor é considerada uma telecomunicação. Uma pessoa pode agir como recetor ou uma multidão de pessoas pode agir como recetor. O mecanismo pelo qual a informação é transmitida pode ser qualquer tipo de mecanismo, incluindo dispositivos primitivos de transmissão, cabos, fios, sinais analógicos ou sinais digitais.

As telecomunicações permitem que as pessoas comuniquem a longas distâncias. Quando telefona à sua avó, está a utilizar uma forma de telecomunicação. A Internet, televisão e rádio são todos meios de telecomunicação. As telecomunicações podem existir em redes abertas, nas quais qualquer pessoa pode ter acesso, ou em redes fechadas, nas quais apenas determinadas pessoas podem enviar e receber dados. Estas redes são constituídas por um conjunto de transmissores (dispositivos utilizados para enviar a mensagem) e recetores (dispositivos utilizados para receber a mensagem).

 

Noções básicas de Telecomunicação

A telecomunicação começa quando uma pessoa envia ou transmite um sinal. Enquanto muitas pessoas pensam nas telecomunicações como eletrónica, nem sempre é esse o caso. As primeiras formas de telecomunicação podem ter incluído a utilização de tambores de armadilhas, sinais de fumo ou mesmo pombos-correio. Todos estes foram dispositivos que ajudaram as pessoas a transmitir informação a distâncias mais longas, o que teria sido possível sem a telecomunicação. A telecomunicação tem avançado muito desde o tambor de laço e o pombo-correio. Algumas das primeiras formas de telecomunicação eletrónica foram o telefone, o telégrafo e o rádio. Os telefones e os telégrafos utilizavam ligações com fios e eram lentos no início. A rádio utilizava sinais analógicos e transmitia informações através das ondas hertzianas.

 

Popularidade dos Dispositivos de Telecomunicações

Em grande parte, a utilidade de um dispositivo de telecomunicações depende do grau de popularidade desse dispositivo. Por exemplo, uma televisão não é útil a menos que tenha um número suficiente de pessoas que queiram transmitir nela. Quanto mais pessoas possuírem um televisor, mais vantajoso se torna enviar mensagens através desse meio e mais pessoas começam a transmitir dados através desse meio. Este exemplo é demonstrado ainda mais claramente pelo telefone e pela Internet. Se ninguém tivesse telefone, a posse de um deles seria pouco útil, uma vez que não haveria ninguém para telefonar. Por outro lado, se todos tiverem um telefone, o aparelho de telecomunicações torna-se uma necessidade. Do mesmo modo, com a Internet, quanto mais pessoas conseguirem produzir e receber conteúdos, mais valiosa se torna uma forma de telecomunicação. Assim, o básico das telecomunicações é compreender que, para uma rede prosperar como meio de comunicação, ela tem de crescer.

 

Tipos de redes de telecomunicações

A forma mais simples de telecomunicações ocorre entre duas estações, mas é comum que várias estações transmissoras e recetoras troquem dados entre si. Este tipo de acordo é designado por rede de telecomunicações. A Internet é o maior exemplo de uma rede de telecomunicações.

Numa escala menor, os exemplos incluem:

  • Redes empresariais e redes académicas de área ampla (WAN)
  • Redes telefónicas
  • Redes celulares
  • Sistemas policiais e de comunicação com os bombeiros
  • Redes de despacho de táxis
  • Grupos de operadores de rádio amadores (ham)
  • Redes de radiodifusão

✔️ As Vantagens Das Tecnologias✔️


 

👍 Vantagem: Melhora a Eficiência

Os mais recentes dispositivos e redes de telecomunicações facilitaram o envio e a receção de dados de diferentes locais em tempo real por parte dos colaboradores. Uma empresa pode mesmo partilhar informação com clientes, fornecedores e parceiros através de uma transmissão de vídeo ao vivo.

Todos estes intervenientes podem ligar-se e interagir através de chamadas de voz, e-mails e videoconferências, entre outras plataformas.

As soluções de videoconferência, permitem a uma empresa receber até 100 participantes numa reunião de forma gratuita, o que permite aos colaboradores discutir questões importantes relacionadas com o trabalho de forma conveniente. Não há necessidade de reservar voos, hotéis ou locais de reunião. Tudo é feito através de um espaço de reunião virtual. Isso melhora a eficiência na execução de projetos importantes da empresa, reduzindo ao mesmo tempo, os custos de operação.

 

👍 Vantagem: Velocidade da informação

As telecomunicações têm, certa e significativamente, diminuído o tempo necessário para enviar/receber informação. A garantia de entrega atempada de um projeto é altamente reconfortante.

 

👍 Vantagem: Colaboração entre equipas

As telecomunicações são um aspeto importante quando se trata de executar colaboração entre equipas numa empresa ou organização. Com o uso de tecnologias, tais como videochamada, videoconferência e telepresença, os funcionários que trabalham em diferentes departamentos ou locais separados podem trabalhar em conjunto sem esforço. Existem inúmeras aplicações que oferecem soluções que podem permitir aos funcionários desfrutar de streaming de vídeo e áudio em directo num sistema de videoconferência. Enquanto nele participam, os participantes da reunião podem partilhar ficheiros, ecrãs e aplicações instantaneamente.

 

👍 Vantagem: Flexibilidade no Local de Trabalho

As telecomunicações oferecem uma gama de opções de trabalho flexíveis que os colaboradores da empresa podem adotar. Com a utilização de sistemas de videoconferência e videochamada, os colaboradores podem trabalhar a partir de casa ou participar em qualquer reunião corporativa a partir de qualquer lugar e a qualquer momento. O acesso a uma videoconferência pode ser feito a partir de um PC ou de um dispositivo móvel. Isso elimina a necessidade de assistir a reuniões físicas ou visitas manuais aos escritórios para que o trabalho seja feito.

Os colaboradores que executam tarefas baseadas em computador podem, em particular, gostar de trabalhar a partir de casa, uma vez que podem terminar projetos tecnológicos online a partir de qualquer lugar. Mesmo quando realizam colaboração em equipa com outros colaboradores de diferentes departamentos, podem fazê-lo com prazer através de um sistema de videoconferência.

 

👍 Vantagem: Poupe tempo

Com a utilização de videochamadas e videoconferências, convidar pessoas a participar num espaço de reunião virtual é uma questão de acta. Tudo o que o anfitrião precisa de fazer é convidar os participantes através de e-mail ou videoconferências nos seus smartphones. Desta forma, encontrar e ligar funcionários baseados em diferentes locais pode ser conveniente e sem complicações. A pessoa que organiza uma reunião pode determinar as pessoas que estão disponíveis online, verificando as suas presenças. A maioria das plataformas de telecomunicações permitem aos utilizadores colocar mensagens nas suas contas para indicar o estado da sua presença como ocupada, gratuita para chamadas, fora e muito mais.

 


❌ As Desvantagens Das Telecomunicações ❌


 

👎 Desvantagem: Elimina o contacto cara a cara

A adoção de sistemas de telecomunicações pode permitir aos colaboradores da empresa interagir a partir de diferentes locais, mas não oferece aos colegas a oportunidade de desfrutar de uma conversa individual. A maioria das reuniões realizadas sobre sistemas de videoconferência são na sua maioria orientadas para negócios ou projetos e não permitem a socialização. Isso aumenta o mau relacionamento no trabalho, algo que pode afetar o desempenho empresarial no futuro.

 

👎 Desvantagem: Aumenta os Custos de Comunicação de uma Empresa

A aquisição e instalação de equipamento e/ou software de telecomunicações pode exigir um orçamento enorme. Desde Webcams de alta qualidade a enormes écrans LCD, tudo isto através de sofisticado software de videoconferência, uma empresa pode realmente gastar muito na instalação de tudo. E antes de introduzir oficialmente o sistema na empresa, poderá ser necessário formar os funcionários sobre como utilizar a nova tecnologia de comunicação. Isso pode significar ainda mais gastos. E não esquecendo os enormes custos associados à manutenção do sistema. No essencial, a criação de um sistema de telecomunicações pode trazer conveniência e flexibilidade, mas pode levar a um aumento dos custos a longo prazo.

 

👎 Desvantagem: Isolamento entre Empregadores e os seus Colaboradores

A utilização de sistemas de telecomunicações tem incentivado muitos empregadores e trabalhadores a adotarem o formato de teletrabalho ou de trabalho a partir de casa. Este modo de trabalho mantém empregadores e empregados separados, algo que pode prejudicar o desempenho de uma empresa. Embora a maioria das empresas organize reuniões físicas periodicamente, ainda não é suficiente para abordar as questões de trabalho subjacentes.

Quando os colegas estão a trabalhar separados, não terão tempo extra para partilhar ideias profissionais ou mexericos de escritório. A interação é imensamente integrada em sistemas informáticos ou online, que durante as avarias podem cortar a ligação entre colegas. E como os sistemas de telecomunicações custam muitos pacotes de dados para funcionar, pode haver um limite na medida em que os colaboradores interagem. Isso pode levar a um isolamento parcial ou mesmo total entre empregados e/ou empregadores.

 

👎 Desvantagem: Vulnerabilidade à pirataria de informação e aos ataques

Um dos principais problemas associados à utilização de sistemas de telecomunicações é o dos ataques à segurança. Com a transmissão e partilha de dados sensíveis através da Internet e de outras redes, há a possibilidade de as pessoas tentarem pirateá-los, quer para o seu próprio prazer, quer para utilização pela concorrência. E para contrariar esta situação, os utilizadores do sistema poderão ter de atualizar periodicamente as palavras-passe ou investir em encriptação avançada de dados. Isso torna a comunicação através de videoconferências, teleconferências e videochamadas inseguras e, em maior medida, dispendiosas.


Conclusão

Embora a tecnologia das telecomunicações tenha muitas vantagens, existem problemas e desafios subjacentes que precisam de ser suficientemente resolvidos. Antes de adotar um sistema de telecomunicações, uma empresa deve analisar as suas vantagens e compará-lo com os seus inconvenientes. Se tudo correr bem, a empresa poderá tirar partido das vantagens destes sistemas de comunicação e, ao mesmo tempo, preparar-se adequadamente para enfrentar os desafios. Em geral, as telecomunicações não são más, apenas exigem que uma empresa seja inteligente quando adota uma tecnologia específica de telecomunicações.

Margarida Reis
Latest posts by Margarida Reis (see all)
Written By
More from Margarida Reis

31 Maneiras de melhorar o seu dia no escritório!

Como melhorar o seu dia no escritório Em média, passamos mais de...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *