As Vantagens e Desvantagens do Comércio Internacional

prós e contras do comércio internacional

Desvendando as Vantagens e Desvantagens do Comércio Internacional

O comércio internacional permite que países, estados, marcas e empresas comprem e vendam em mercados estrangeiros. Este comércio diversifica os produtos e serviços que os clientes nacionais podem receber. Ele oferece o potencial de desenvolvimento e expansão, mas sem os riscos de pesquisa e desenvolvimento interno.

O comércio não está sem os seus problemas. Um país pode lucrar muito com isso, exportando, mas não importando, bens e serviços. Ele também pode ser usado para diminuir os mercados internos, oferecendo bens mais baratos, mas igualmente valiosos.

Há muitas vantagens e desvantagens do comércio internacional a considerar, em todas as suas diversas formas.

Estabelecer se você deve expandir o seu negócio ou empresa para outro local internacionalmente pode ser uma decisão difícil e complicada, e a consideração cuidadosa de todas as vantagens e desvantagens é essencial para fazer a escolha certa. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a expansão internacional pode ou não ser a mudança certa para o seu negócio.

Uma das primeiras coisas que deve fazer é avaliar os seus objetivos, riscos, ganho potencial, custo e compromisso de exportar os seus produtos e/ou serviços internacionalmente. Enquanto algumas empresas podem achar a entrada no mercado internacional tão fácil quanto processar um pedido internacional através da Internet, outras podem precisar construir fábricas no exterior de modo a encontrar sucesso internacional. Independentemente de como você entra no mercado internacional, só deve fazê-lo após pesquisar e entender as ramificações do comércio internacional. Este artigo aborda alguns dos pontos básicos de consideração.


Índice


 

Pontos-chave a reter acerca do comércio internacional

Em termos percentuais, o comércio internacional abrange quase metade da atividade económica global.

O comércio internacional abre novos mercados e expõe os países a bens e serviços não disponíveis nas suas economias domésticas.
Os países que exportam frequentemente desenvolvem empresas que sabem como alcançar uma vantagem competitiva no mercado mundial.
Os acordos comerciais podem impulsionar as exportações e o crescimento económico, mas a concorrência que trazem é muitas vezes prejudicial para as pequenas indústrias domésticas.

Considerações a ter, antes de começar comércio internacional

Logística

Há muitas maneiras de mover produtos entre países. A consideração mais importante é a documentação precisa, particularmente se o seu pagamento for garantido por uma Carta de Crédito. Uma das melhores formas de eliminar a frustração é utilizar um bom transitário que compreenda plenamente a natureza dos seus produtos.

 

Identifique os seus objetivos

As metas para a construção de um programa de exportação variam para diferentes empresas e diferentes linhas de produtos dentro de uma empresa. Enquanto a meta para um produto pode ser expandir as vendas, outro produto pode ter chegado ao fim da sua vida útil no mercado interno, mas seria viável para um mercado emergente em outro país. Algumas empresas podem desejar vender seus produtos em países de onde se originam como uma forma de compensar o risco cambial. A compreensão dos seus objetivos permitir-lhe-á avaliar o risco e o custo que está disposto a aceitar como parte de seu programa internacional.

 

Avaliação dos seus Produtos

O seu produto é adequado para o mercado internacional? A resposta pode variar para diferentes países e abrangerá muitos aspetos do produto. O design, aplicação, preço de mercado e nome devem ser todos considerados. Se o produto for elétrico, você deve descobrir se é compatível com o fornecimento elétrico do país de destino. Os padrões de parafusos ou conexões de tubos se encaixarão nos padrões do seu mercado alvo? E quanto aos impulsionadores do mercado?

Muitas vendas de produtos de tratamento de água são impulsionadas pelos regulamentos, assim como a aplicação desses regulamentos. Alguns países alvo podem ter regulamentos que parecem criar um mercado para os seus produtos, mas se não houver fiscalização, o sucesso pode iludi-lo. Descubra como os regulamentos se comparam ao seu mercado doméstico.

Por exemplo, um sistema de desinfeção de águas residuais projetado para atender aos regulamentos típicos dos EUA será projetado em excesso para muitas plantas na China, e em baixo projeto para algumas das plantas na Austrália. O design do produto é adequado? O seu produto pode ser facilmente adaptado para satisfazer várias necessidades do mercado? As mudanças serão rentáveis?

Os nomes dos produtos e das empresas também podem ser um problema. As traduções nem sempre elogiam o nome de um produto ou empresa. Os costumes e gírias locais podem fazer com que um nome seja inadequado para alguns mercados. É sempre aconselhável pedir a um falante nativo de cada país alvo para rever e comentar nomes comerciais, slogans e materiais publicitários.

 

Como ser pago

Os pagamentos podem ser assegurados de várias formas para o comércio internacional. O método mais apropriado dependerá da natureza e do tamanho de cada transação. Para transações mais pequenas e frequentes, os cartões de crédito podem ser uma opção viável para si. Peça ao seu fornecedor da conta do comerciante para verificar as suas políticas relativas à aceitação, proteção e taxas do cartão de crédito internacional. Antes de confiar no método de pagamento da sua preferência, verifique quantas pessoas no seu país de destino têm acesso aos cartões de crédito. Embora os cartões de crédito sejam amplamente aceites em alguns países, eles não estão normalmente disponíveis para o público em geral em muitos países.


✔️ Vejamos agora as vantagens do Comércio Internacional ✔️


 

👍 Vantagem: Alcançar novos clientes

Provavelmente tem uma boa ideia de como o seu negócio funciona no seu país de origem, mas quem sabe quantos mais consumidores e clientes você poderia alcançar num novo local? O conjunto de potenciais clientes expandir-se-á drasticamente, e eles poderão até ter um entusiasmo pelos seus produtos e serviços que supera os clientes em casa.

 

👍 Vantagem: Espalhando o risco do negócio

Se o seu negócio infelizmente se deparar com tempos difíceis num local, continuar a operar num outro aliviará alguma da pressão. Quanto mais países tiver uma presença, mais os altos e baixos da fortuna empresarial serão suavizados e mais fáceis de administrar.

 

👍 Vantagem: Aceder a novos talentos

O sucesso da sua empresa pode depender tanto das pessoas com quem trabalha quanto das ações e decisões de você pessoalmente. Expandir para um local internacional pode dar-lhe acesso a novos funcionários e parceiros de negócios talentosos e inestimáveis, que levariam a sua empresa para o próximo nível.

 

👍 Vantagem: Amplificando a sua marca

Expandir o seu negócio a partir do seu país de origem terá o efeito de aumentar a visibilidade e, portanto, a equidade da marca do seu nome, logótipo. Pode desfrutar de um impulso de reputação do crescimento internacional, e os seus novos clientes no local de destino podem perceber o seu negócio como tendo um prestígio exótico. Também terá uma grande oportunidade de estender o alcance da sua propriedade intelectual, marcas registadas e direitos autorais para novas regiões.

 

👍 Vantagem: Garantindo o investimento estrangeiro

Empresas de investimento e indivíduos não estão distribuídos uniformemente pelo globo, com grandes concentrações de dinheiro de investimento disponíveis em algumas áreas e pouco em outras. Dependendo do país alvo para expansão, pode descobrir que o crescimento internacional do seu negócio lhe dá acesso a capital de investimento muito além do que está disponível na sua localização original. Felizmente, os dados estão facilmente disponíveis para identificar quais países são os melhores e os piores para oportunidades de fundos de investimento.

 

👍 Vantagem: Redução de custos

Operar em vários locais aumentará naturalmente a quantidade de produtos e suprimentos que precisa encomendar, permitindo-lhe negociar preços mais baixos para as suas crescentes compras a granel. Essencialmente, existe uma relação inversamente proporcional entre o tamanho da sua operação e os seus custos por item.

 

👍 Vantagem: Aumento da imunidade a tendências

Nenhum negócio quer estar na situação de perceber que o seu principal produto ou serviço saiu de moda. Ter uma presença em mais do que um país pode ajudá-lo a superar os ventos das tendências, modas – um produto ou serviço que se tornou datado num local pode ainda estar a ganhar força num outro, comprando-lhe tempo para repensar a sua abordagem.

 

👍 Vantagem: Melhoria da confiança do consumidor

Uma vantagem de uma expansão física contra a venda de coisas ao país alvo a partir de longe através do comércio eletrónico é que é provável que os seus clientes tenham uma maior confiança na empresa se tiver um escritório ou lojas registadas e localizadas no país – especialmente se o apoio pós-venda for um fator importante na sua indústria.

 

👍 Vantagem: Proporciona a base para o crescimento internacional

O comércio internacional é o alicerce sobre o qual se fundamenta o crescimento internacional. Através do comércio internacional, os países são capazes de crescer as suas economias e criar mais indústrias para competir em escala global.

 

👍 Vantagem: Melhora o desempenho financeiro

O comércio internacional desempenha um papel importante no crescimento e na melhoria do desempenho financeiro de um país, bem como o de uma empresa.

 

👍 Vantagem: Encoraja a competitividade do mercado

O comércio internacional criou um ambiente propício onde o mercado se tornou competitivo exigindo que as empresas e os países sejam mais criativos e versáteis na realização de negócios.

 

👍 Vantagem: Taxas de câmbio podem ser benéficas para um negócio

O comércio internacional significa que as empresas são capazes de tirar proveito das taxas de câmbio internacionais que muitas vezes são benéficas para as empresas.

 

👍 Vantagem: Os fluxos de receitas têm algumas proteções, tais como seguros e redução de impostos

No comércio internacional, os fluxos de receitas gozam de algumas proteções que incluem cortes de impostos e outras coberturas de seguros que melhoram os lucros.

 

👍 Vantagem: Maneira de escapar à concorrência doméstica

O comércio internacional oferece às empresas locais e outras indústrias uma avenida ideal para escapar à concorrência doméstica que às vezes pode ser feroz e insalubre.

 

👍 Vantagem: Uso ótimo dos recursos naturais

O comércio internacional encoraja os países a explorar os seus recursos naturais e, ao fazê-lo, fazem bom uso dos recursos naturais para além de os deixarem enterrados debaixo da superfície da Terra.

 

👍 Vantagem: Disponibilidade de uma variedade para escolher

O comércio internacional proporciona uma plataforma ideal para empresas e países competirem, oferecendo assim uma variedade de produtos produzidos por diferentes empresas para que os consumidores possam escolher.

 

👍 Vantagem: Estimula a especialização

O comércio internacional desempenha um papel importante no incentivo à especialização que acaba por aumentar a qualidade dos bens e serviços produzidos para os consumidores.

 


❌ Vejamos agora as desvantagens do Comércio Internacional ❌


 

👎 Desvantagem: Riscos políticos

O comércio internacional tem um grande risco para os governos locais, pois pode haver interferência de outros governos nos assuntos de um país.

 

👎 Desvantagem: Taxas de câmbio severas podem afetar os negócios

Por vezes, as taxas de câmbio podem afetar negativamente as empresas, especialmente quando as moedas locais se fortalecem contra moedas estrangeiras e isto também afeta os seus retornos.

 

👎 Desvantagem: Logística de manuseamento

Uma consequência inevitável de qualquer expansão de negócios é que muitas considerações logísticas se tornarão rapidamente mais complicadas com perguntas sobre como lidar eficientemente com a comunicação e organizar o envio de bens físicos entre os locais. Claro que o envio de um país para outro pode demorar muito tempo, e o que fazer no caso de atrasos (ou mesmo de falta de envios)? Outra consideração é que nem todos os países têm os mesmos recursos e infraestrutura, e talvez seja melhor não fazer suposições sobre as coisas que você precisa para operar no novo país.

 

👎 Desvantagem: Complicações culturais

O comércio internacional reúne pessoas de várias origens culturais. Isto pode criar conflitos culturais entre pessoas que podem perceber certas ações como ofensivas.

Diferentes culturas têm diferentes atitudes, padrões e expectativas que podem criar problemas para uma marca e um negócio. Não considerar a expectativa que uma cultura diferente pode ter pode levar a erros que prejudicam a reputação da marca e podem ser muito caros para o resultado final. Qualquer etapa do processo de venda pode criar uma ofensa. Algo tão simples como uma embalagem inadequada pode ser suficiente para prejudicar permanentemente a reputação de uma marca.

 

👎 Desvantagem: Fusos horários descoordenados

Outra consequência da expansão internacional é que você pode introduzir uma desconexão de fuso horário entre os seus locais – como exemplo, uma empresa americana em expansão para a Índia pode se encontrar numa situação difícil, pois o horário de expediente das 9h às 17h na América corresponderia ao horário indiano das 6h30 às 2h30. Nem todos os conflitos de fuso horário são tão graves, mas é importante minimizar as ineficiências; se cada site tiver que esperar até a manhã seguinte por uma resposta a um e-mail importante, tudo se torna mais lento.

 

👎 Desvantagem: Mitigação do risco de crédito

Um cliente doméstico que não paga a sua conta pode representar sérios problemas, mas isso vai para o dobro para clientes estrangeiros, pois dependendo do local pode não haver nenhuma garantia de que você será capaz de recuperar dívidas pendentes de clientes que não pagam. Isto é conhecido como risco de crédito, e a solução pode ser identificar antecipadamente a classificação de crédito de novos clientes potenciais ou contratar um seguro de crédito comercial.

 

👎 Desvantagem: Seguindo a política estrangeira

Assumindo que o seu país alvo tem o mesmo ambiente político que a sua própria nação pode ser uma receita para o desastre. Ficar a par dos acontecimentos é crucial, pois os eventos políticos podem afetar os seus negócios dramaticamente – o que vai fazer se o governo estrangeiro embargar ou proibir algo em que você confia? Assim como com o risco de crédito, garantir um seguro de risco político é uma excelente ideia, assim como estabelecer planos de apoio para as suas cadeias de abastecimento mais cruciais.

 

👎 Desvantagem: Reunindo pesquisas de mercado

Dependendo do seu negócio, pode achar necessário fazer um rebranding da sua empresa ou repensar os seus produtos para melhores resultados. Isto pode potencialmente envolver uma dispendiosa pesquisa de mercado para descobrir o que os locais do novo país respondem melhor e para compreender as necessidades de uma cultura completamente diferente. No entanto, há muitas maneiras de estudar um mercado estrangeiro com um orçamento, e o pensamento criativo pode ajudar a manter os custos baixos.

 

👎 Desvantagem: Aumenta o risco de roubo de informações proprietárias

O comércio internacional significa que as pessoas terão de interagir com várias pessoas em todo o mundo que podem não ser necessariamente dignas de confiança. Isto aumenta a chance de roubo de identidade.

 

👎 Desvantagem: Atendimento ao cliente

Depois de os clientes internacionais fazerem uma compra, como serão atendidos quando estiverem tão longe? Mais uma vez, as diferenças linguísticas e culturais precisam ser consideradas para superar uma das maiores desvantagens do comércio internacional.

A sua empresa precisa de estar preparada antecipadamente para comunicar com estes clientes em diferentes fusos horários, de preferência no seu idioma. Se não for capaz de trabalhar 24 horas por dia, as expectativas para quando uma resposta será recebida precisam ser definidas antecipadamente.

 

👎 Desvantagem: Alfândega e Direitos

Empresas de entregas internacionais como FedEx, UPS e DHL facilitam o envio de pacotes em quase qualquer lugar do mundo.
Entretanto, uma das desvantagens do comércio internacional é que a maioria dessas agências alfandegárias dos países de destino cobra taxas extras sobre os itens enviados para eles.

Enquanto cada governo determina estas taxas e impostos de forma diferente, normalmente é calculado sobre o valor dos produtos enviados (item, seguro mais envio). A descrição do item também pode afetar essas taxas com base no que ele é feito ou usado para isso.

 

👎 Desvantagem: Impede o desenvolvimento das indústrias domésticas

O comércio internacional significa que as pessoas estarão abertas e livres para comprar bens e serviços de outras partes do mundo. Isto dificulta o crescimento e o desenvolvimento das indústrias locais que enfrentam a concorrência.

 

👎 Desvantagem: Dependência económica em relação a outros países

O comércio internacional significa que os países continuarão a fazer negócios com outros países. Isto tem o risco de ter um país a depender demasiado de outros países para o seu crescimento económico e desenvolvimento.

 

👎 Desvantagem: Destruição Ambiental

O comércio internacional pode ter efeitos devastadores sobre o meio ambiente. Desde a destruição dos ecossistemas locais em busca de matérias-primas até a poluição produzida pelo transporte de produtos através de grandes distâncias, há muitas formas de a política comercial impactar o planeta. As preocupações ambientais são cada vez mais levantadas nas negações comerciais e incorporadas nos acordos finais nos últimos anos.

 

👎 Desvantagem: Utilização indevida dos recursos naturais

O comércio internacional é uma receita para os países explorarem os seus recursos naturais para obterem ganhos financeiros. Em alguns casos, os países podem ser empurrados para a beira da má utilização desses recursos com a esperança de que isso lhes trará benefícios financeiros.

 

👎 Desvantagem: Importação de bens prejudiciais

O comércio internacional permite que outros países exportem bens para outros países. Isto abre as fronteiras de um país a bens prejudiciais que podem acabar por afetar os habitantes locais.

 

👎 Desvantagem: Desemprego

Embora o comércio internacional seja geralmente assumido para promover o crescimento em toda uma economia, certos setores perdem como resultado de nova concorrência ou aproveitam a oportunidade para deslocar a produção para um local de menor custo. O desemprego que isto produz pode ser particularmente agudo em certos setores, como a indústria pesada, e pode deixar segmentos da população ressentidos com as mudanças.

 

👎 Desvantagem: Perda de Produtores Locais

Além do desemprego que se segue à saída de empresas ou à mudança para o estrangeiro, a produção de certos bens e serviços pode definir a cultura, bem como a economia de muitas regiões. Quando estes se perdem, o valor é muitas vezes difícil de quantificar.

 

👎 Desvantagem: Pode levar a guerras mundiais

O comércio internacional pode por vezes levar a mal-entendidos que podem aumentar até ao nível da guerra. É assim que as guerras mundiais são iniciadas.

A história fornece amplas evidências de que os problemas comerciais têm aumentado as tensões entre as nações. Tais lutas levam a crises económicas, provocam crises políticas e sociais e, finalmente, provocam guerras.

Uma guerra comercial plena apresenta muitas vezes a combinação de uma guerra tarifária com uma guerra monetária. Na prática, os países exportadores irão, em resposta às tarifas impostas, recorrer à manipulação da moeda, passando a baratear o seu dinheiro para compensar o impacto das tarifas.


 

📝 Conclusão

Em última análise, há prós e contras com qualquer expansão de negócios, e o crescimento internacional não é exceção. Com uma cuidadosa reflexão e planeamento, o seu negócio pode atingir o próximo nível e tirar proveito de todo um mundo de oportunidades.

As vantagens e desvantagens do comércio internacional podem ser geridas adequadamente com uma boa pesquisa de mercado e uma compreensão das culturas estrangeiras. Sempre haverá marcas e negócios que terão mais sucesso do que outros em qualquer negócio comercial. O objetivo deve ser avaliar esses pontos-chave para que se possa obter uma compreensão completa do que se pode esperar para que os níveis de participação possam ser devidamente aferidos.

Margarida Reis
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