As Vantagens e Desvantagens de Ser Piloto

As Vantagens e Desvantagens de Ser Piloto

As Vantagens e Desvantagens de Ser Piloto

Quer tornar-se um Piloto Comercial? Em caso afirmativo, este artigo ser-lhe-á útil. Aqui, enumeramos os principais prós e contras de ser um piloto comercial. Usando este guia, poderá avaliar as opções e fazer uma escolha informada.


Índice


Aviação, uma área profissional única

Muitos pilotos vão para a profissão pela sensação de poder e liberdade que ela lhes proporciona. Muito poucas outras profissões proporcionam uma oportunidade de ver o mundo a partir do céu, e como tal, o papel tem grande apelo para aqueles que têm um sentido de aventura, que gostam de ver novos lugares e experimentar coisas novas, e de conhecer continuamente novas pessoas. Os pilotos são obrigados a reformar-se até aos 65 anos de idade, o que deixa muito tempo para seguir uma segunda carreira ou gozar a reforma.

Onde posso tirar o Curso / Licenciatura para me tornar piloto?

Se deseja saber as melhores escolas para aprender tudo o que precisa para se tornar num piloto profissional, veja a tabela abaixo:

Site Localização
AWA Figo Maduro/Lisboa
Omni Aviation Aeródromo Municipal de Cascais
Nortávia Aeródromo de Vilar de Luz
Global Flight School Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, Hangar 5
Seven Air Academy Aeródromo Municipal de Cascais Hangar 6 e 7
ISEC Lisboa Alameda das Linhas de Torres, 179

 


✔️ As Vantagens De Ser Piloto✔️


Uma carreira profissional como piloto pode-lhe trazer muitos benefícios, e regalias. Abaixo, enumerámos as que concluímos serem as mais interessantes.

👍 Ser um piloto permite-lhe ver muitos países diferentes

Uma vez que os pilotos têm de levar os seus passageiros para muitos locais diferentes em todo o mundo, eles também verão muitos países e cidades diferentes. Assim, como piloto, não tem de pagar somas significativas de dinheiro como a maioria das outras pessoas para viajar pelo mundo.

Pode simplesmente fazer o seu trabalho, ser pago e passar o seu tempo em lugares bastante interessantes em todo o mundo. Assim, uma carreira como piloto também pode ser óptima para si se gosta de viajar e de experimentar novas formas de vida.

👍 Elevada reputação social dos pilotos na sociedade

Outra vantagem de ser um piloto é que eles também têm uma reputação bastante elevada na nossa sociedade. Na verdade, muitas pessoas admiram os pilotos e querem ser como eles. Para muitas pessoas, ser um piloto tem sido um sonho de infância.

No entanto, apenas algumas dessas pessoas transformaram realmente o seu sonho em realidade. Assim, se chegar a vários locais diferentes, a maioria das pessoas tratá-lo-á amigavelmente e com respeito devido ao seu elevado estatuto social como piloto.

👍 Você é o chefe no seu cockpit

Enquanto os pilotos têm de seguir algumas regras e têm de comunicar com a tripulação em terra, têm um elevado nível de liberdade quanto à forma de gerir o seu cockpit e quão rígidos ou suaves querem estabelecer as regras para as suas hospedeiras.

Consequentemente, como piloto, será o chefe no seu cockpit e não tem ninguém que lhe possa ditar como fazer todas as pequenas coisas como em muitos outros trabalhos.

Em vez disso, terá um elevado nível de liberdade para fazer o que quiser, desde que esteja de acordo com as regras e regulamentos de segurança das viagens aéreas.

👍 Os pilotos têm muitas opções quando se trata de encontrar um parceiro

Sejamos honestos. O dinheiro e o elevado estatuto social são importantes quando se trata de encontrar um parceiro adequado. Os pilotos têm muitas dessas duas coisas e, por isso, terão muito facilmente um outro atraente e significativo.

De facto, não há muitos trabalhos que o tornem tão fácil para si no mercado de encontros. Muitos pilotos também encontram o seu parceiro durante o trabalho, uma vez que muitas vezes há muitas hospedeiras atraentes a bordo.

👍 Vê o mundo de uma perspectiva diferente

Ser um piloto também lhe permite ver o mundo de uma perspectiva diferente. Enquanto que a maioria das outras pessoas irá apenas ao seu aborrecido trabalho todos os dias, verá o mundo de muitos ângulos diferentes e aperceber-se-á constantemente de quão pequenos somos realmente no nosso grande universo.

Isto pode não só expandir o seu horizonte, mas também torná-lo mais humilde, uma vez que se aperceberá de quão pequenos e minúsculos somos como humanos no nosso enorme cosmos.

👍 Os pilotos podem conhecer diferentes culturas

Outra vantagem de ser um piloto é que também conhecerá diferentes culturas. Uma vez que terá muitos destinos diferentes para onde voará, ficará também hospedado em muitos hotéis diferentes e terá também de navegar através de muitas zonas culturais diferentes.

De facto, ao interagir com os locais em muitos países diferentes, perceberá rapidamente que a vida é relativa e que o que consideramos normal é apenas uma das muitas formas de vida cultural.

É importante perceber que, uma vez que também implica reconhecer que a nossa cultura ocidental não é de todo superior a outras culturas e que também temos muitas fraquezas como sociedade.

Por sua vez, este conhecimento pode levar a um estado em que desenvolvemos um nível superior de respeito por outras culturas e modos de vida, o que pode tornar a nossa sociedade global mais tolerante em geral.

👍 O trabalho nunca se torna aborrecido devido a muitas rotas de voo diferentes

Se perguntar aos pilotos se se aborrecem com o seu trabalho mais cedo ou mais tarde, a resposta para a maioria deles é não. De facto, existem tantas rotas de voo diferentes que os pilotos demorarão décadas a voar todas elas.

Além disso, as rotas de voo também mudam e isto dá-lhe a oportunidade, como piloto, de experimentar novas experiências de voo regularmente.

👍 Ser um piloto permite-lhe dormir nos melhores hotéis

Outra vantagem de se tornar um piloto é que ficará em muitos bons hotéis durante a sua viagem. Especialmente se trabalhar para as companhias aéreas mais respeitáveis, poderá ficar em muitos hotéis de 5 estrelas e desfrutar de verdadeiro luxo que custaria a outras pessoas centenas ou mesmo milhares de dólares por noite.

Assim, como piloto, poderá desfrutar de verdadeiro luxo no trabalho e se for uma pessoa que realmente gosta deste tipo de estilo de vida, há muito poucos outros empregos que lhe proporcionem este nível de luxo.

👍 Os pilotos não têm de trabalhar quando deixam o local de trabalho

Uma vez que os pilotos saem do avião e o seu dia de trabalho termina, podem realmente desfrutar dos seus tempos livres. De facto, os pilotos nunca irão trabalhar de casa e também não têm de estar disponíveis para quaisquer chamadas à noite.

Todas estas coisas são bastante comuns se trabalhar como empregado no mundo empresarial e se realmente quiser ter a oportunidade de se desligar do seu trabalho e de desfrutar do lazer, tornar-se um piloto também pode ser óptimo a este respeito.

👍 Recebe comida e bebidas de graça

Não só o seu alojamento será pago pela sua companhia aérea, como também as suas despesas de alimentação e bebidas serão normalmente cobertas pelas companhias aéreas. Consequentemente, poderá desfrutar de pratos realmente bons durante a sua viagem e não terá de gastar nenhum dinheiro com eles.

Assim, poderá poupar muito dinheiro e pode investir este dinheiro em fundos de reforma ou comprar passatempos ou carros de luxo.

👍 Os pilotos fazer multitask

Como piloto, terá também de lidar com muitos fluxos de informação diferentes ao mesmo tempo. Embora isto possa ser bastante exigente e exija algum nível de prática para o fazer correctamente, também aprenderá a lidar com esta torrente de informação.

Consequentemente, as suas capacidades multitarefa irão melhorar significativamente com o tempo, o que pode ser útil não só como piloto, mas também para se organizar em várias outras partes da sua vida.


❌ As Desvantagens De Ser Piloto ❌


Como todas as carreiras profissionais, uma carreira como piloto pode não ser perfeita. Abaixo enumerámos as características que podem ser negativas numa carreira aeronáutica.

👎 A formação dos pilotos é dispendiosa

Acha que a escola de pilotagem é barata? Se pensa assim, então está enganado. O treino de voo é muito dispendioso. E tem de se pagar todo esse dinheiro num curto espaço de tempo. Alguém que não seja financeiramente forte para financiar o seu treino de voo terá de desistir do seu sonho de ser piloto. Um aspirante a piloto tem de pagar para adquirir uma licença de piloto comercial e pode também ter de pagar por uma classificação de tipo. É comum hoje em dia pagar pela sua classificação de tipo para aterrar o seu primeiro emprego numa cabine de pilotagem de avião.

👎 Sem garantia de emprego

Hoje em dia é um desafio aterrar um trabalho apenas com uma licença de piloto comercial e uma classificação de instrumento. Eu sei que já pagou muito pela sua escola de aviação.

Mas isso não é tudo. Hoje em dia, muitas companhias aéreas pedem descaradamente aos pilotos comerciais que paguem pela sua classificação de tipo. Eu penso que é apenas um termo forjado para subornar uma companhia aérea para conseguir um emprego.

Assim, acredito que não há garantia de emprego, mesmo depois de se gastar milhares de dólares. As empresas podem pedir mais para lhe dar um emprego. As exigências de pilotos já se foram há muito. Especialmente depois desta crise da COVID 19, é razoável dizer que as companhias aéreas não estão a contratar nenhum piloto pelo menos para os próximos dois anos.

👎 Volatilidade na indústria da aviação

Muitas coisas na indústria da aviação são incertas. Uma das quais são os trabalhos de piloto. Muitas companhias aéreas vão à falência rapidamente devido ao fracasso na aquisição de passageiros. A gestão de uma companhia aérea custa milhões de dólares. Muitas companhias aéreas têm de encerrar totalmente as suas operações ou pelo menos vender alguns aviões da sua frota para reduzir os custos.

Minimizar a sua frota significa que precisam de menos pilotos e tripulação. Assim, uma companhia aérea pode suspender um piloto só porque tem de o fazer. Portanto, não fique surpreendido por receber um e-mail uma manhã em que foi suspenso temporariamente. Acha que isso não lhe vai acontecer?

A verdade é que hoje milhares de pilotos estão a ser suspensos devido à crise da COVID-19. Milhares de aviões imobilizados significa que não há necessidade de pilotos para os pilotar. Os aviões não estão a voar, e a companhia aérea está perdida.

Sem lucro, eles não precisam de pagar a alguém que não está actualmente a trabalhar. Se pensa que estou a mentir, pode fazer a sua pesquisa online.

👎 Especialmente problemático se tiver filhos

Especialmente se tiver filhos, ser um piloto pode ser bastante problemático. Uma vez que estará longe de casa com bastante frequência, não verá os seus filhos com frequência e perderá muitos passos importantes na sua infância. Também muitas vezes não poderá celebrar com eles os aniversários dos seus filhos, uma vez que terá de ficar num país estrangeiro.

Consequentemente, será difícil para si construir uma relação profunda com os seus filhos e os seus filhos poderão até ressentir-se de si devido a isso mais tarde na sua vida.

👎 Os pilotos têm uma elevada taxa de divórcios

Outra desvantagem de ser um piloto é que as taxas de divórcio dos pilotos são bastante elevadas. Isto é bastante lógico, uma vez que os pilotos estão longe de casa com bastante frequência e os casais têm mais opções para se traírem um ao outro devido a isso.

Além disso, o elevado estatuto social e o dinheiro que os pilotos fazem atrair muitas pessoas para as suas vidas e os pilotos terão facilidade em encontrar assuntos adicionais.

Assim, se o seu casamento é importante para si e planeia passar o resto da sua vida com o seu parceiro, tornar-se um piloto pode não ser o caminho certo para si.

👎 Custos significativos para se tornar um piloto

Também não deve subestimar os custos de se tornar um piloto. Na realidade, muitos pilotos gastam mais de 100.000 dólares na sua educação. Consequentemente, muitos pilotos também têm de se endividar para financiar este tipo de educação e levará algum tempo a pagar esta dívida.

Portanto, certifique-se de que está disposto a investir montantes significativos para a sua formação de piloto antes de decidir por uma carreira neste campo.

👎 Alto nível de responsabilidade para com os passageiros

Embora pilotar um avião possa ser bastante divertido, implica também níveis significativos de responsabilidade. Os erros do seu lado podem levar a resultados catastróficos e podem potencialmente custar muitas vidas.

Enquanto algumas pessoas adoram ter estes altos níveis de responsabilidade, outras odeiam-no e não querem lidar com a pressão que o acompanha.

Consequentemente, certifique-se de que tem estômago para assumir estes altos níveis de responsabilidade antes de decidir por uma carreira como piloto.

👎 A automatização pode levar à perda de postos de trabalho na indústria aeronáutica

Outra desvantagem de se tornar um piloto é que as suas perspectivas de emprego podem não ser tão cor-de-rosa como possa pensar. De facto, a inteligência artificial levará a um estado em que os aviões poderão voar sem um capitão, mais cedo ou mais tarde.

A velocidade dos avanços tecnológicos é insana e, se o nosso desenvolvimento tecnológico continuar assim, é provável que muitos pilotos se tornem obsoletos em apenas uma década.

👎 Tem de trabalhar arduamente para ganhar a sua posição

Trabalhar arduamente é normal para qualquer trabalho. Se estiver disposto a ser o melhor, tem de trabalhar arduamente. Acha que as companhias aéreas contratam um piloto pela sua aparência? Não, contratarão apenas o melhor e o mais experiente.

Um novo recruta na companhia aérea é júnior e tem de trabalhar diligentemente para ganhar antiguidade.

Desde o primeiro dia da sua formação de piloto até ao dia em que se senta no cockpit da companhia aérea, tem de trabalhar arduamente. E não se fica por aí. Como piloto, aprenderá coisas novas todos os dias. Os pilotos nunca param de aprender.

Um piloto tem de estudar e adquirir conhecimentos ao longo da sua carreira para se tornar um excelente piloto profissional. Os pilotos têm de trabalhar arduamente durante muito tempo para ganharem a sua posição numa companhia aérea.

Se for competente e um piloto seguro, só então conseguirá uma elevação como capitão. Tornar-se um capitão de companhia aérea levará anos numa companhia aérea.

👎 Mudar de companhia aérea vai atrasá-lo na sua vida

Mudar de companhia aérea significa que está a recomeçar a sua carreira de aviação.

Como disse anteriormente, é preciso trabalhar arduamente numa companhia aérea para ganhar o seu respeito. Quando um piloto muda de companhia aérea imediatamente, o piloto torna-se um júnior na nova companhia aérea.

Numa outra companhia, um piloto é um júnior, independentemente da sua experiência anterior. Isto significa que este piloto tem de recomeçar de novo a partir de baixo.

Este piloto irá trabalhar para subir a escada para ganhar uma posição respeitável na empresa. Assim, mudar frequentemente de companhia aérea é como premir várias vezes o botão reset na sua carreira.

👎 Os pilotos têm frequentemente de trabalhar nos feriados

Como piloto, especialmente nos seus anos juniores, também será muitas vezes obrigado a trabalhar em férias. Embora os pilotos mais experientes possam ter a oportunidade de tirar esses dias de folga, terá muitas vezes de trabalhar na Páscoa ou mesmo no Natal e estará longe da sua família.

Isto pode ser emocionalmente desafiante e pode também levar a problemas familiares, uma vez que os seus filhos não terão frequentemente empatia para consigo a este respeito.

👎 Muitos pilotos têm problemas de sono

Devido ao seu horário de trabalho irregular, muitos pilotos também têm dificuldade em dormir convenientemente. O nosso corpo e o nosso cérebro não se adaptam a novas circunstâncias com regularidade. Precisamos antes de um ritmo constante durante muitas semanas ou mesmo meses. Consequentemente, os pilotos sofrem frequentemente de problemas de sono, o que por sua vez diminui a sua qualidade de vida em geral, bem como o seu desempenho no trabalho.

👎 Os pilotos têm de se manter a par dos últimos avanços tecnológicos

O mundo muda a uma velocidade rápida. Isto também é verdade no sector da aviação. Há sempre novas invenções que visam tornar a vida dos pilotos mais fácil. No entanto, alguns pilotos simplesmente não estão dispostos a aprender e a adaptar-se a essas novas tecnologias.

No entanto, isto é crucial para melhorar ainda mais a segurança dos passageiros. Assim, antes de decidir por uma carreira como piloto, certifique-se de que está disposto a aprender e a progredir.

👎 Poderá ter de trabalhar durante a noite

Trabalhar durante a noite é também bastante comum entre os pilotos. De facto, em muitos voos, os pilotos começarão o seu voo durante a tarde, mas voarão até à meia-noite ou até mais tarde.

Portanto, é crucial que esteja disposto a trabalhar à noite como piloto e, se não o quiser fazer, não enverede por este caminho de carreira.

👎 Os voos de longa distância podem ser bastante cansativos

Voar num avião também pode ser bastante cansativo, especialmente quando se trata de voos de longa distância. Os pilotos têm muitas vezes de passar mais de 10 horas durante esses voos e isto pode ser extremamente desafiante para o seu corpo e o seu cérebro.

Assim, se aspirar a uma carreira como piloto, certifique-se de que tem um certo nível de aptidão física e as forças mentais para se concentrar no seu trabalho durante tanto tempo.

👎 O trabalho como piloto pode ser mentalmente desafiante

Em geral, os pilotos também têm de processar muitas informações regularmente. Têm de comunicar com a tripulação de terra, a tripulação de cabina e também têm de se certificar de que todos os dispositivos no avião funcionam correctamente.

Consequentemente, embora se possa pensar que ser um piloto é um trabalho bastante relaxante, isto não é de todo verdade e deve estar disposto a trabalhar realmente arduamente como piloto.

👎 O seu campo de trabalho será bastante restrito

Embora tenha muitas oportunidades de emprego diferentes se for para a faculdade e estudar coisas gerais como negócios, o seu campo de trabalho será muito mais restrito se se tornar um piloto. De facto, pode simplesmente trabalhar como piloto enquanto as pessoas que se formam na escola de negócios podem trabalhar para milhares de empresas em vários campos diferentes.

Consequentemente, estará altamente dependente do desenvolvimento da indústria aeronáutica e as recessões económicas neste sector podem fazê-lo ficar desempregado muito em breve.

Os pilotos têm de fazer exames médicos regulares

Como piloto, também lhe será exigido que faça exames médicos regularmente. Se não passar nestes exames, poderá mesmo perder o seu emprego e terá de mudar completamente o seu percurso profissional, o que pode levar muitos anos a fazer e requer muito tempo e esforço.
Pode perder o seu emprego como piloto em qualquer altura

Em geral, o seu trabalho como piloto não é de todo seguro. Não só a inteligência artificial reduzirá a procura de pilotos a longo prazo, como um número crescente de companhias aéreas também já não proporciona essas condições de trabalho atractivas para os seus pilotos.

👎 Horas de trabalho irregulares

Trabalhar como piloto de linha aérea é diferente de qualquer trabalho na empresa. Consegue adivinhar porquê? É por causa dos horários de voo. Os horários de trabalho dos pilotos são irregulares. Uma semana, um piloto pode ter horários de voo durante o dia. Na semana seguinte, este mesmo piloto terá de voar para outros destinos durante o período nocturno. Um piloto pode ter horários de voo que partem ao amanhecer ou ao anoitecer. Esta irregularidade pode ser inicialmente exaustiva e, a longo prazo, pode gerar fadiga. Um piloto pode ter distúrbios de sono devido a horas variáveis.

Alguns pilotos sofrem de jet lags e vários distúrbios do sono. Anos após anos, a repetição da mesma coisa pode afectar mal a saúde dos pilotos.

👎 Perder o emprego devido a condições médicas

Incapacidade de voar devido a condições médicas é o pesadelo de um piloto. Os pilotos têm de cuidar bem da sua saúde para manter o seu trabalho de piloto intacto.

Um piloto de linha aérea precisa de um certificado médico de primeira classe para continuar a trabalhar na linha aérea. É um requisito primário para os pilotos.

Para ter um certificado médico de primeira classe, um piloto tem sempre de manter uma dieta adequada e bons hábitos. Os pilotos precisam de se manter em forma e ter um excelente estado de saúde.

Todos os pilotos têm de fazer check-ups médicos anualmente. Por vezes de seis em seis meses para renovar o seu atestado médico de primeira classe.

Se um piloto não conseguir obter o certificado médico de primeira classe, então o piloto será suspenso até obter de volta o seu certificado médico de primeira classe.

Uma companhia aérea não permitirá um piloto medicamente não qualificado com a responsabilidade de voar centenas de passageiros.

Se um piloto, infelizmente, tem uma condição médica que não tem cura, esse piloto não pode manter o seu emprego. Pense desta forma, um piloto com uma condição médica incurável nunca poderá obter o seu certificado médico de primeira classe.

Assim, o piloto será forçado a abandonar as companhias aéreas.

👎 Formação recorrente

Uma licença de piloto comercial requer normalmente uma renovação anual. No entanto, os pilotos de linha aérea necessitam de formação de reciclagem de seis em seis meses. A formação recorrente é apenas uma verificação para pilotos de tipo classificado. Durante a formação de recorrência, todos os pilotos têm de provar que são elegíveis para operar o tipo de aeronave, e podem aterrar o avião em segurança em caso de emergência. A impossibilidade de passar numa verificação de recorrência indica que o piloto tem de voltar à escola. Os pilotos têm de se preparar e passar o teste de forma adequada para poderem voar novamente.

👎 Dificuldade em assistir a reuniões familiares

Como piloto comercial, tem o privilégio de voar para vários destinos. Mas voando para destinos diferentes, terá de permanecer longe da sua família durante bastante tempo. Ter escala em cinco países diferentes num mês implica que um piloto está afastado da família várias vezes num mês. Uma vez que a companhia aérea agenda voos para pilotos, um piloto não tem qualquer palavra a dizer contra e provavelmente não pode solicitar um reagendamento dos seus voos. Além disso, os horários não seguem os fins de semana ou feriados tradicionais. Especialmente, os pilotos juniores de uma companhia não têm voz activa sobre os horários dos voos e os destinos que voam. Por conseguinte, poderá não poder assistir à reunião familiar no próximo fim-de-semana só porque tem um voo para operar. A sua família pode estar a planear a reunião familiar durante um ano no próximo fim-de-semana. Infelizmente, poderá estar a voar a meio do mundo enquanto os seus amigos e família têm essa reunião de família. Muitos pilotos de facto falham a primeira festa de aniversário do seu filho.

 


Perguntas Frequentes acerca de ser piloto

Perguntas Frequentes acerca de Ser Piloto

Deve tornar-se um piloto?

Da discussão anterior, tornou-se claro que existem muitas vantagens e desvantagens em ser um piloto. No final, tem de decidir por si próprio se quer tornar-se um piloto ou se quer optar por percursos profissionais alternativos, como ser médico.

Quantas horas é que um piloto trabalha por ano / mês / semana?

Os pilotos de linha aérea estão limitados a voar 900 horas por ano. O número de horas de voo dependerá da companhia aérea a que se juntar. Os pilotos de pequeno curso voarão normalmente entre 700-900 horas por ano, onde os pilotos de longo curso esperariam menos do que isto, normalmente 400-750 horas por ano. Os pilotos de carga e de jactos executivos tendem a voar muito menos, normalmente entre 300-400 horas por ano. Os pilotos podem trabalhar aproximadamente um máximo de 35 horas por semana e 100 horas por mês.

Quantos dias passam os pilotos fora por semana / mês?

Isto depende completamente da companhia aérea e do seu tipo de operação. A baixo custo ou charter de companhias aéreas de pequeno curso (como a Ryanair ou easyJet), pode esperar muito poucas paragens nocturnas e normalmente estará em casa a maioria das noites. Nas companhias aéreas de transporte de curta distância legadas, as excursões são comuns onde se pode passar 3 – 4 noites fora por semana. Em companhias aéreas de longo curso como a British Airways of Virgin Atlantic, a duração das excursões varia, mas pode estar ausente por até 10 dias de cada vez numa longa viagem.

Serei demasido velho para começar a treinar para ser piloto?

Em resumo – se tiver menos de 65 anos, não é demasiado velho, mas quanto mais velho começar a sua formação, mais limitadas poderão ser as suas opções de emprego, e menos dinheiro pode esperar em troca ao longo da sua carreira. Temos um artigo detalhado sobre este tópico nesta secção.

É difícil aprender a voar?

Não. Pessoas de todas as formas e tamanhos, idades e capacidades aprenderam a voar. É divertido, e desde o início do seu treino, você aprende a voar a maior parte do voo real! No lado prático – embora voar não seja uma habilidade difícil de aprender, terá de estar disposto a permanecer com ela até cumprir todos os requisitos. Além disso, deve considerar o custo de se tornar piloto – terá de pagar o seu exame físico e as suas lições.

Quantas lições tenho de tirar antes de poder voar a solo?

Depende de si. Não há um número definido de aulas ou horas de treino de voo. O seu instrutor deve certificar-se de que aprendeu a efectuar determinadas manobras antes de o permitir a solo. Estas manobras incluem descolagens e aterragens seguras. Deve usar de bom senso ao voar e ser capaz de manter o controlo da aeronave.

Além disso, terá de obter um certificado médico e um certificado de piloto estudante para voar a solo.

Voar é seguro?

Sim. Uma aeronave bem construída e bem conservada pilotada por um piloto competente e prudente é tão segura ou mais segura do que muitas outras formas de transporte.

Se ocorrer uma falha do motor, o que acontecerá?

Os motores modernos das aeronaves são fiáveis e raramente ocorrem falhas. No entanto, as suas lições cobrirão o que fazer nesta situação, incluindo a selecção de uma boa área de aterragem e uma aterragem segura.

Onde é que os pilotos trabalham?

Os pilotos profissionais trabalham em diferentes áreas. Há pilotos de empresas que pilotam chefes de empresas, aviões de transferência ou realizam voos de teste. Há também os pilotos charter que trabalham em empresas e operam voos conforme necessário. Estes podem ser voos de negócios ou de férias. Finalmente, há os pilotos de companhias aéreas.

Onde se sentam os pilotos?

Os pilotos sentam-se sempre na fila da frente de um avião – no cockpit, nos dois lugares.

O que é que os pilotos fazem? O que é o piloto de hoje? Piloto de linha aérea?

Os pilotos de hoje são cada vez mais os gestores de um voo e isso, num ambiente muito complexo. São responsáveis pelo desempenho seguro, económico e pontual de um voo. Embora o controlo da aeronave seja a descrição principal da profissão de piloto, há muito mais a fazer. As operações em terra, tais como reabastecimento, catering, carga e descarga da aeronave e embarque de passageiros, devem ser coordenadas. Durante o voo, a rota do voo, o tempo durante o voo, no aeroporto de destino e no aeroporto alternativo são verificados. Além disso, o consumo de combustível, parâmetros técnicos dos motores, hidráulicos e sistemas eléctricos são monitorizados.

Porque é que o piloto é uma profissão masculina? Posso Tornam-me um piloto como mulher?

É bom que isso já não aconteça hoje em dia. Em quase todo o mundo, as mulheres pilotos já se sentam nas cabines de pilotagem das companhias aéreas. A razão do excedente masculino é que a profissão tem a sua origem no exército e não havia apenas mulheres no passado. Ainda hoje, a quota feminina no cockpit é ainda bastante baixa. Mas isto deve-se ao facto de muitas mulheres se sentirem mais desconfortáveis com assuntos técnicos como a matemática e a física. Infelizmente, foi demonstrado que as mulheres têm uma desvantagem em certos testes piloto. Isto deve-se ao facto de que as mulheres tendem a jogar menos jogos de computador do que os rapazes. Os rapazes, portanto, treinam muito mais a sua coordenação mãos-olhos. Mas isto nao quer dizer que se for mulher não deve tentar tornar-se piloto. Se for algo que deseja não deixe que ninguém lhe diga que não vai conseguir.

O que é o piloto no comando? Quem é o piloto no comando?

O piloto no comando tem plena responsabilidade por uma aeronave e senta-se sempre no lugar esquerdo no cockpit. Embora a hierarquia seja mantida bastante plana na tripulação de um avião hoje em dia, ele é o chefe a bordo.

Piloto que voa e piloto que não voa?

Os voos comerciais devem ser sempre operados por dois pilotos. Independentemente da sua patente, há uma distribuição de tarefas para cada voo. Um é piloto que voa e o outro é piloto que não voa. O piloto que voa controla a aeronave, enquanto o piloto que não voa assiste o seu colega a voar. Ele é responsável pelo tráfego de rádio, conduz o trem de aterragem para dentro e para fora e monitoriza o desempenho de voo do seu colega. É por esta razão que o piloto que não voa é também chamado de piloto monitor de voo. Ambos os pilotos alteram o seu papel para cada voo, o que significa que todos têm a oportunidade de voar. É este trabalho de equipa que faz o trabalho do piloto. É por isso que se dá muita ênfase ao trabalho de equipa durante o treino do piloto.

Onde se pode candidatar para ser piloto?

Antes de poder candidatar-se a piloto, precisa de uma licença. Isto é como uma carta de condução, que tem de obter antes de poder conduzir.

Só pode obter uma licença num curso de formação de pilotos em escolas de pilotagem e clubes desportivos de voo que tenham uma empresa de formação. Mas também há companhias aéreas onde se pode candidatar como piloto estudante sem carta de condução. Se desejar mais informação acerca de como se tornar piloto, este artigo do site ekonomista é um ótimo ponto de partida.

É difícil tornar-se um piloto?

A formação de pilotos tira muito de si. Não só a parte teórica, mas também a experiência de voo a adquirir exige resistência e disciplina. O seu objectivo, para o qual deseja trabalhar, também desempenha um papel. Se quiser dar uma volta com amigos no avião no fim-de-semana, o treino é muito menos do que se quiser sentar-se numa cabina de pilotagem de uma companhia aérea.

Onde é que os pilotos são procurados?

Os pilotos comerciais estão actualmente a ser procurados em quase todo o lado. Mas a falta de pilotos não significa que todos os pilotos com uma licença obtenham um emprego. Pelo contrário, a falta de pilotos significa que não existem pilotos adequados no mercado. Porque os requisitos dos pilotos de linha aérea vão muito além dos necessários para a obtenção de uma licença.

Qual companhia aérea que devo escolher?

Neste momento, muitas companhias aéreas estão à procura de pilotos. O que significa que existem bastantes postos de trabalho para pilotos em todo o mundo. A que companhia aérea se candidata finalmente depende, na minha opinião, mais de si pessoalmente. Está pronto para se mudar para um país estrangeiro para o emprego? Que diferenças culturais irá encontrar? Fala a língua local? No final, muito depende dos critérios de contratação das companhias aéreas.

Como são seleccionados os pilotos?

Os pilotos são seleccionados de acordo com muitos critérios diferentes. Nos procedimentos de selecção, os pilotos são testados quanto à atenção, memória, orientação espacial, capacidades psicomotoras, lógica, conhecimentos de matemática e física, e compreensão técnica. Além disso, são realizados procedimentos de selecção psicológica, tais como jogos de grupo, nos quais, por exemplo, o seu comportamento e tomada de decisões são testados.

Pilotos sem emprego?

Infelizmente há muitos pilotos que têm uma licença de piloto comercial, mas que ainda estão desempregados. A falta de pilotos não significa que não haja pilotos. Significa antes que há muito poucos pilotos adequados. Aqueles que têm uma licença de piloto não têm necessariamente de ser adequados para trabalhar no cockpit de uma companhia aérea. É comparável ao futebol. Nem todos os que sabem alguma coisa sobre futebol são bons jogadores de futebol. O treinador de uma equipa nacional selecciona apenas os melhores jogadores. Este é também o caso das companhias aéreas e dos seus pilotos. Por conseguinte, deve planear a sua carreira de piloto e também conhecer os riscos dos pilotos. Como abordar esta questão e quais os riscos que deve conhecer, descobrirá no meu livro. É especialmente importante para mim esclarecer-vos aqui para que possam viver o vosso sonho e não ficarem desempregados devido a dívidas elevadas.

O trabalho de piloto é automatizado? Os pilotos estão a ser substituídos?

Os pilotos continuarão a ser necessários no futuro. Mesmo que a automatização da cabine de pilotagem aumente, os pilotos continuarão a ter o controlo total da aeronave. A inteligência artificial está a ser desenvolvida, mas segundo os principais investigadores neste campo, a inteligência artificial não será capaz de assumir os complexos processos de tomada de decisão no cockpit.

Que línguas preciso de saber para ser piloto?

A língua internacional na aviação é o inglês.Sem inglês, nada funciona. Manuais, sistemas aeronáuticos e comunicações via rádio estão todos disponíveis apenas em inglês. O francês é também uma língua oficial da aviação, mas pode dar-se bem sem francês, a menos que queira voar com uma companhia aérea que tenha a sua sede num país de língua francesa.Neste caso, o conhecimento da língua pode muito bem ser um pré-requisito para o emprego. Afinal de contas, a comunicação mais importante no cockpit tem lugar entre os pilotos. Por conseguinte, a língua nacional de uma companhia aérea é muitas vezes um pré-requisito.

Piloto sem visão espacial?

Imagine ser um piloto e pilotar um avião de passageiros numa camada de nuvens em direcção à pista com uma pista de 250km/h. Poucos segundos antes de aterrar, sai da camada de nuvens e vê a pista à sua frente.Depois é preciso ser capaz de avaliar espacialmente a sua posição e atitude de voo em relação à pista, ser capaz de interceptar o avião no momento certo e aterrar suavemente na pista.A visão espacial é também muito importante como piloto. Se lhe faltar a percepção tridimensional, pode aterrar o avião com demasiada força e o trem de aterragem ou outros componentes do avião podem ser danificados.

Piloto com aparelho auditivo? Problemas com a compensação de pressão? Tímpano rasgado?

O ouvido humano não só percebe vozes e som de aviso, mas também é responsável pelo nosso sentido de equilíbrio. Isto dá ao nosso cérebro informação sobre a nossa localização no espaço tridimensional e percebe os movimentos. Portanto, a orelha é um órgão muito importante para si como piloto. Qualquer deficiência da orelha é, portanto, má. O seu médico legista de fazer um diagnóstico final, quer ainda esteja em perfeitas condições de navegabilidade com as suas queixas físicas.

É Possível ser Piloto com um pacemaker?

Como piloto, precisa de uma boa aptidão básica e tem de ser saudável. Com um pacemaker, não poderá sentar-se numa cabina de pilotagem. Aqui está um exemplo que lhe mostra porque é que isto não é possível. Acelera o avião na pista para mais de 200 km/h. Um motor falha pouco antes da descolagem. A pista de aterragem é demasiado curta para parar e tem de se pôr o avião no ar agora. Neste momento, apercebe-se que o seu colega com um pacemaker sofreu um choque em consequência da falha do motor. O pacemaker já não é capaz de colocar o coração do seu colega na frequência certa e ele já não é capaz de desempenhar as suas funções. Agora tem dois problemas ao mesmo tempo e está sozinho no cockpit e tem de pilotar o avião. Também está treinado para este caso, mas a última coisa de que precisa, se o motor falhar, é que o colega falhe. Portanto, os pilotos só devem sentar-se na cabina de pilotagem se estiverem realmente em forma. Também não constrói uma peça no seu carro que sabe que pode partir-se. Como piloto, faz parte do sistema de segurança do avião. Portanto, tornar-se ou ser um piloto com pacemaker não é possível.

Que competências são importantes para ser piloto?

Para além de boas competências em matemática, física e inglês, os testes piloto irão verificar a sua memória, pensamento lógico, percepção, atenção, alerta, concentração, orientação espacial e múltiplas tensões. Como piloto, tem de ser bom em todas as áreas e tem de estar ligeiramente acima da média nos resultados dos testes. No meu artigo sobre o teste piloto vou mostrar-vos como são os testes. Também tem de ter traços de personalidade para trabalhar num cockpit com vários pilotos (cockpit com vários membros da tripulação). Estes incluem a capacidade de trabalhar em equipa, comunicação, resolução de problemas, tomada de decisões e muitos mais. Porque voar é um esforço de equipa e é essencial que a cooperação no cockpit funcione sem problemas. Por isso, é necessário trazer consigo certos requisitos básicos para a profissão de piloto. Depois, irá treinar extensivamente todas as outras qualidades durante a sua formação de piloto.

É possível ser Piloto com má visão?

Os defeitos de visão estão entre as razões mais comuns pelas quais a profissão do piloto permanece fora do alcance de muitos. Por exemplo, existem certos limites para a sua visão que os seus olhos não devem ultrapassar. As deficiências visuais podem ser bem compensadas hoje em dia com ajudas visuais, tais como óculos e lentes de contacto, e sob certas condições, a cirurgia a laser não atrapalha a sua carreira de piloto. Há também um caso em que um piloto voou com apenas um olho. Mas este piloto já tinha recolhido 20.000 horas de voo antes de o perder. Se quiser começar o seu treino com um olho, não tem qualquer hipótese de trabalhar numa cabine de pilotagem de avião.

Os pilotos estão autorizados a usar óculos? Os pilotos podem usar lentes de contacto?

Sim, ambas são possíveis. Tanto os óculos como as lentes de contacto são permitidos se a visão defeituosa não exceder certos limites. Os limites variam sempre um pouco de país para país, pelo que tem de verificar os valores exactos com a sua autoridade aeronáutica. Se precisar de óculos ou lentes de contacto e for piloto, deve ter sempre consigo dois óculos ou dois pares de lentes de contacto. Se os seus óculos se partirem num voo, não lhe será permitido voar novamente, até ter um segundo como substituto.

Posso ser Piloto com diabetes?

No caso da diabetes, depende da forma particular. Pode até receber um certificado médico para poder trabalhar como piloto. Deve isto ao progresso na medicina e nos métodos de tratamento, que estão constantemente a ser melhorados.

Posso ser Piloto com PHDA?

O Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (PHDA) não é uma doença que necessite de relatar ou especificar. Mesmo assim, é necessário passar nos testes-piloto. Dependendo da gravidade, o seu comportamento será notado e pode então levar à rejeição. Outro problema é a menor resiliência ao stress. Mas, como piloto, tem de ser resistente ao stress. Por conseguinte, o piloto de profissão também não se tornará realidade.

Posso ser Piloto com enchimento dentário?

Os pilotos em tempos anteriores eram quase exclusivamente militares. Os militares perderam mais pilotos devido a procedimentos de selecção laxistas e falhas médicas na Primeira Guerra Mundial, do que devido ao fogo inimigo. Por conseguinte, os médicos militares estabeleceram as primeiras normas médicas na aviação. Com a evolução das aeronaves para aviões a jacto, a tensão sobre o corpo humano continuou a aumentar. As mudanças de temperatura e pressão, bem como as forças G, têm um impacto nas habituais vedações metálicas, que podem tornar-se perigosas. Como resultado, as vedações de cerâmica acabaram por ser aceites. Na aviação civil de hoje, também se pode ter obturações dentárias como piloto. No entanto, deve prestar tanta atenção à sua saúde dentária como ao seu estado geral de saúde. Porque as constantes mudanças de temperatura, pressão e humidade podem levar a dores de dentes e afectar o seu desempenho no cockpit.


Conclusão

Se estiver confuso sobre se deve escolher um percurso profissional como piloto, então acredito que este artigo lhe permitirá descobrir os seus caminhos. Pode saber porque é que este percurso de carreira é o mais adequado para si. Se pensa que não é o caminho certo, saberá que mudanças precisa de fazer para se tornar um piloto no futuro. Ser piloto é um privilégio e, ao mesmo tempo, pode optar por ter outros passatempos. É isso que eu penso ser a melhor parte de ser um piloto. Muitos pilotos trabalham como pilotos e gerem outros negócios também. Não importa o que escolha na sua vida, trabalhar arduamente e ser apaixonado pelo que faz, vai torná-lo melhor nela.

Margarida Reis
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